A Proforma Invoice (orçamento)

Em se tratando de importação existem duas diferentes formas de classificação quando nos referimos a uma INVOICE:

1 – PROFORMA INVOICE (Orçamento) – é um orçamento oficial emitido pelo exportador, ou por seu representante no Brasil, e que registra a intenção de compra e venda. Na Proforma Invoice devem constar todas as informações técnicas relacionadas à operação comercial internacional a ser efetivada entre vendedor (exportador) e comprador (importador). É  um documento de registro de uma potencial compra ou venda. Também é uma maneira de formalizar a intenção de negociação, em caráter meramente informativo, assim como um orçamento ou proposta de negócio.  A Proforma Invoice não tem caráter fiscal e oficial. Isso significa que pode ser aprovada ou reprovada pelo importador, já que não há compromisso formal de ambas as partes.  Uma vez aprovada a Proforma Invoice pelo importador, todas as informações contidas na mesma podem ser utilizadas para o início dos  procedimentos de importação (Licenciamento de Importação e anuências e Declaração de importação).  Uma vez  fechada a transação, a remessa do item importado deverá vir acompanhada  da Commercial Invoice nos mesmos termos  acordados na Proforma Invoice.

2 – COMMERCIAL INVOICE (Fatura Comercial) – é um documento aduaneiro semelhante a uma nota fiscal. A diferença é que ele contém informações mais detalhadas da operação comercial com dados do exportador e importador. Deve ser emitida pela empresa ou profissional que está exportando para o Brasil.  Normalmente mantemos as mesmas informações que constam na Proforma Invoice mas a Commercial Invoice  é o documento de comparação da compra  e no qual será baseado o processo de liberação alfandegária (por isso é importante que o preenchimento das informações preliminares baseados na Proforma Invoice  estejam de acordo com as informações da remessa constantes na Commercial Invoice.

Enquanto a Fatura Proforma é o documento inicial da negociação, a Fatura Comercial (Commercial Invoice ou simplesmente e mais comumente, Invoice) é um dos documentos finais da operação, juntamente com o Conhecimento de Embarque e o Packing List. REVISAR

ATENÇÃO: Como a Commercial Invoice é utilizada para registrar de maneira legal a operação comercial entre o exportador e importador, a falta desse documento ou o seu preenchimento incorreto pode impedir o transporte e liberação de remessas. Assim como o embarque de mercadorias.   O ideal é que na Proforma Invoice já constem todos os dados que irão constar na Commercial Invoice.  Veremos a seguir  como deve ser preenchida uma Invoice.

QUANTO MAIS COMPLETA UMA INVOICE MENOS PROBLEMAS PODEM SURGIR NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO!

Para exportadores que possuem representação no Brasil o processo de obtenção da Invoice é mais simples tendo em vista que os representantes conhecem o sistema de importação brasileiro e podem auxiliar o pesquisador no processo.

1. Nome e endereço do Exportador

Nome e endereço completos do exportador , assim como a razão social, número de telefone, contato e exportador

2. Nome e endereço de entrega (shipping address) do Importador

Nome e endereço completos  importador , assim como a razão social, número de telefone, contato e exportador e CPF ou CNPJ do Importador.  Caso opte por importar em seu nome e entregar na UENF utilize seus dados como importador e o endereço da UENF.  Caso a Importação seja em nome da UENF  com entrega no Campus Principal em Campos dos Goytacazes informe os  dados abaixo ao exportador.  Caso o endereço de entrega seja em outro informe ao fornecedor.

UENF  – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 – Reitoria – Horto – Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil
CEP: 28013-602
CNPJ: 04.809.688/0001-06

3. Endereço de cobrança (billing address) do importador

Em caso específicos o endereço de cobrança pode ser diferente do endereço de entrega.  Isto pode ocorrer quando a compra for paga por cartão de crédito por exemplo quando existe a necessidade de vincular o endereço de cobrança ao endereço do titular do cartão.Normalmente o endereço de cobrança coincide com o de entrega.  Para importações em nome da UENF independentemente do local de entrega utilize o endereço de cobrança:

Av. Alberto Lamego, 2000 – Reitoria – Horto – Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil
CEP: 28013-602
CNPJ: 04.809.688/0001-06

4. Nome e endereço do representante no Brasil (se houver)

Nome, endereço, telefone,  valor da comissão a que faz jus ou  declaração na Proforma  Invoice de sua inexistência

5. Descrição completa de cada item a ser importado

Descrição mais completa possível e se o fornecedor concordar incluir o código NCM para cada item (o importador deve conferir e caso não seja incluído o importador deverá identificar os códigos para cada item de forma a informar no preenchimento do Licenciamento e na Declaração de Importação). 

Acompanhado da descrição de cada item devem constar na Invoice:

UNIDADES MEDIDA, QUANTIDADES DE MEDIDA, PESO LÍQUIDO, PESO LÍQUIDO TOTAL, VALORES UNITÁRIOS NO LOCAL  EMBARQUE, VALORES TOTAIS DE NO LOCAL DE EMBARQUE E VALOR UNITÁRIO NA CONDIÇÃO DE VENDA –  em termos comerciais e em termos estatísticos/tributáveis

CARACTERÍSTICAS COMERCIAS:  –  unidade da mercadoria utilizada pelo fabricante para a comercialização da mercadoria.  Ele depende do fornecedor.  Por exemplo:  Kgs, Peças, Litros, Pares, etc.

CARACTERÍSTICAS ESTATÍSTICAS/TRIBUTÁVEIS: l –  é a unidade de medida padrão para cada NCM, a qual deve ser consultada nas tabelas oficiais do governo. As siglas também devem estar de acordo com o que consta na tabela NCM. Os preços no local de embarque são os preços totais de fabrica e os preços nas condições de venda incluem os custos de venda internacional(transporte, seguro, etc)

Veja estes exemplos para entender melhor a diferença:

Exemplo 1: Aquisição de Sílica Gel –  consulta NCM 28.11.22.30 – Unidade de medida estatística = quilograma líquido (KGL).   Compra de  100,00 Kg de Silica vendidos como  Frascos (unidades) de 10,00 Kg.   Preço unitário no local de embarque = US$ 50,00 cada frasco.   Preço total local de embarque = US$ 500,00 e  Preço Unitário na condição de venda)  US$ 55,00.

TIPO
Unidade
Peso Unitário
Líquido (Kg)
Quantidade Peso Total
Líquido (Kg)
Valor Unitário no
Local de embarque (US$)
Valor Total  no
Local de embarque (US$) 
Valor Unitário Condição
de Venda (US$)
Valor Total Condição
de Venda (US$)
Comercial UN 10,00 10 100,00 50,00 500,00 55,00 550,00
Estatística KGL 1,00 100 100,00 5,00 500,00 5,50 550,00

Observe que o custo total na condição de venda ficou US$ 50,00 e isto significa que este valor é referente aos gastos oriundos dos custos de exportação, da forma de transporte e seguro escolhida (veja Incoterms). Desde 2016 não é mais necessária a inserção de informações unitárias para peso e valor no local de embarque para preenchimento da LI mas é interessante que estes informações estejam na Invoice

Exemplo 2: Compra de 100,0 litros de  álcool isopropílico (densidade 0,786 Kg/L) – Consulta NMC – Unidade de medida estatística quilograma líquido (KGL).  O produto é vendido pelo fornecedor em toneis de 100 L. Preço de cada tonel  = US$ 250,00. Preço unitário local  embarque = US$ 25,00.  Preço total  local de embarque US$ 500,00   e  Preço Unitário na condição de venda =  US$ 350,00

TIPO
Unidade
Peso Unitário
Líquido (Kg)
Quantidade Peso Total
Líquido (Kg)
Valor Unitário no
Local de embarque (US$)
Valor Total  no
Local de embarque (US$) 
Valor Unitário Condição
de Venda (US$)
Valor Total Condição
de Venda (US$)
Comercial TONEL 78,6 Kg 10 786 Kg 250,00 2.500,00 350,00 3.500,00
Estatística KGL 0,786 KGL 1000 786 KGL 25,00 2.500,00 35,00 3.500,00

Cálculos; 1 tonel = 100 L = (100 x 0,786) KGL = 78,6 KGL – como adquirimos 10 toneis = 786,00 KGL

Exemplo 3:  Importação de 500 jalecos de algodão – NCM = 6114.20.00 – Unidade de medida estatística = UNIDADE.   Cada unidade custa  US$ 10,00 FOB e US$ 11,00 CFR e pesa 0,300 Kg

TIPO
Unidade
Peso Unitário
Líquido (Kg)
Quantidade Peso Total
Líquido (Kg)
Valor Unitário no
Local de embarque (US$)
Valor Total  no
Local de embarque (US$) 
Valor Unitário Condição
de Venda (US$)
Valor Total Condição
de Venda (US$)
Comercial UNID 0,300 500 150 10,00 5000 11,00 5.500,00
Estatística UNID 0,300 500 150 10,00 5000 11,00 5.500,00

Desde 2016 não é mais necessária a inserção de informações unitárias para peso e valor no local de embarque

NOME E ENDEREÇO COMPLETO DO FABRICANTE DE CADA ITEM

PAÍS AQUISIÇÃO/ORIGEM  DE CADA ITEM

O país de origem é o qual  mercadoria foi produzida. O país de aquisição é considerado aquele do qual os produtos foram adquiridos para serem exportados, independente do país de origem da mercadoria ou insumos

6. Despesas diversas, como a discriminação separada dos preços da embalagem, manuseio, documentação e frete interno

7. Modal de transporte

Na  Invoice deve ser informado qual foi o tipo de transporte escolhido para a entrega da mercadoria. Pode ser marítimo, rodoviário, aéreo, ferroviário ou aquaviário.  Dependendo da importação pode-se optar por envio postal (veremos mais sobre isto em breve).

8. Condição de venda (INCOTERM), valor no local de embarque e valor na condição de venda de cada item

CONDIÇÃO DE VENDA (INCOTERM) – Deve ser informada a condição de venda acertada com o exportador.

INCOTERMS (International Commercial Terms):  São um sistema de regras que regulam as transações comerciais internacionais. Estas regras definem a distribuição de custos, riscos e formalidades de importação e exportação entre o vendedor e o comprador no processo de entrega e transporte da mercadoria. Ou seja, em que momento ocorre a transferência de riscos e custos.

A escolha do meio de transporte, do transportador e do seguro poderá impactar no valor final da sua importação.  Por outro lado, a economia em excesso pode levar a surpresas desagradáveis no processo de importação.  A escolha do meio de transporte esta relacionada com a relação entre o tempo de entrega aceito pelo importador e a economia gerada   (exemplo:  Transporte Marítimo x Transporte Aéreo).  Por outro lado, uma vez definido o meio de transporte, a escolha do Incoterm está relacionado ao custo do transporte e seguro da origem até um determinado ponto de destino.

A recomendação aqui é:  Escolha sempre que possível um Incoterm de chegada.  Faça uma cotação com o fornecedor incluindo a opção abaixo.  Na Invoice estarão discriminados os custos e você poderá comparar com outras opções e decidir por outro Incoterm (neste caso deverá solicitar alteração da Proforma Invoice inicial inserindo o novo Incoterm – PARA SABER MAIS ACESSE:  INCOTERMS

= DPU – Delivered at Place Unloaded (entregue no local, destino acordado e descarregado) – São responsabilidade do exportador/vendedor o transporte e descarga no local de destino. Assumindo todos os riscos e custos até a chegada no destino final. Ficam a cargo do importador/comprador todos os custos após descarregar (impostos de importação, taxas e custos)

Esta seria a opção mais completa caso o  fornecedor internacional e seu representante no Brasil tenham bons preços. Os custos até o ponto de entrega acordado  já estarão inseridos na Proforma Invoice pelo fornecedor.  Ponto de entrega acordado ideal = UENF – desta forma o importador semente se preocupa com o desembaraço alfandegário e informa o transportador contratado pelo fornecedor a data e horário de retirada no ponto de chegada alfandegário escolhido.

Dicas importantes:

  • Estipule bem o ponto de entrega do produto no local de entrega (se a entrega estipulada para ser dentro de um laboratório então o transportador deve descarregar neste local)
  • Acorde sempre por escrito, de preferência, as questões mais específicas, como o local de entrega

Em breve iremos indicar Empresas de Transporte e Seguro para os caso onde o local de entrega definido sejam os terminais de desembaraço alfandegário -nestes casos o Incoterm escolhido deve descarregar nestes local o transporte e seguro até o destino final seriam contratados pelo importador.

9. Aeroporto ou Porto de Embarque e aeroporto ou Porto de Destino

Preencha a Invoice com o local exato em que deve ocorrer o embarque e desembarque da mercadoria, seja ele um aeroporto, ferrovia, porto ou ponto de fronteira. Também deve informar o endereço de entrega da carga, que pode ser o da empresa compradora ou outro local previamente acordado.

No caso de importações feitas pela UENF optaremos a principio como destinos:

Aeroporto do Galeão/RJ ou Aeroporto de Guarulhos/SP – no caso de transporte aéreo – estamos estudando os preços e vantagens e desvantagens de cada um destes terminais.

Pra outros tipos de transporte também estamos estudando qual será a melhor opção.

CUIDADO: O local do destino final não é a mesma coisa que aeroporto de destino!   Isto deve ser negociado com exportador e explicitado no Incoterm adequadamente.

10. Modalidade de pagamento – Recomenda-se pagamento à vista sempre que possível (mas se o fornecedor exigir antecipado para iniciar a produção também pode ser feito se houver o contrato de câmbio). 

11. Prazo de previsão de embarque do material

12. Prazo de validade da Proforma Invoice

13. Garantias da mercadoria

14. Assinatura do exportador