Setor de Importação para a Pesquisa

Procedimentos para importação pelo pesquisador

Até março de 2025 o procedimento para importação pela lei 8010 com anuência do CNPq ainda será feito pelo Módulo Siscomex WEB – exigindo o certificado digital do pesquisador para acesso ao módulo.

Em dezembro de 2025 ocorreu a migração do CNPq para o Portal Único Siscomex e as anuências já podem ser feitas pela LPCO

Até març0 de 2025 acesse o SISCOMEX-WEB para iniciar seu processo de importação (recomendado somente para pesquisadores que tenham familiaridade com o sistema).

A partir de dezembro de 2025 acesse o PORTAL ÚNICO SISCOMEX para iniciar seu processo de importação!

Veja  as operações dispensadas de habilitação no Siscomex Pessoa Física  – acesso direto utilizando conta gov.br

Iremos inserir um manual de orientação para o pesquisador tão logo todas as operações de importação tenham sido transferidas para o Portal Ùnico Siscomex e os módulos Siscomex-WEB tenham sido desativados.

SIGA OS PASSOS A SEGUIR:

1 – Solicitando a Proforma Invoice

Utilize este Modelo de solicitação de Invoice em nome do pesquisador

2 – Iniciando as operações no Portal Único Siscomex

 

Atalhos Rápidos