Serviço Social

BREVE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção na realidade social onde estão presentes os reflexos da questão social. Sua atuação efetiva-se nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, através de uma atuação de cunho socioeducativo ou socializadora e de prestação de serviços.

A profissão tem um projeto ético político comprometido com os Direitos Sociais do conjunto da população e com a construção de um modelo de sociedade que assegure justiça social e equidade.

A profissão também dispõe de um Código de Ética que registra valores fundamentais no exercício da profissão, como: Liberdade, expressando autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos nas relações em sociedade; Ampliação e consolidação da cidadania; Defesa do aprofundamento da Democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza produzida coletivamente;
Justiça Social e a Equidade; Universalização de Direitos humanos e sociais; Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, garantia do pluralismo e as responsabilidades inerentes à profissão.

O Código de Ética profissional também destaca os deveres e direitos do Assistente Social nas relações com a população usuária, a instituição empregadora e outros profissionais. ( Lei no 8662 de 07/06/93 que dispõe sobre o Serviço Social e o seu Conselho de representação).

BREVE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL DA UENF

O Serviço Social da UENF foi implantado em 1997, em resposta as demandas dos alunos e servidores. Trabalho implantado e desenvolvido pela Assistente Social Maria Helena Barros Barbosa.

Em 2001, a universidade realiza o 1o Concurso Público para Técnico de Nível Superior em Serviço Social.

No ano de 2002, ingressam na Universidade 3 Assistentes Sociais, Solange de Oliveira Reis, Stela Carvalho e Rosangela Silva Cavalcante.

Até o ano de 2004 as Assistentes Sociais trabalhavam juntas. Contudo, em 04 de fevereiro de 2005, por decisão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, expôs a determinação do Colegiado Executivo, ficou determinado cada Assistente Social atuaria em um diferente centro da Universidade.

Com a extinção da FENORTE em a servidora Rossana Florencio Machado Ribeiro passa para o quadro permanente da UENF, fazendo opção de atuar no CBB.

De 2011 a 2019 as Assistentes Sociais desenvolveram suas atividades de forma descentralizadas nos Centros .

Em julho de 2019 o Magnifico Reitor Prof. Dr. Raul Palacio determina junto o COLEX de 16/07/2019 a unificação das Assistentes Sociais instituindo o Setor de Serviço Social da UENF. De 2019 e 2022 a ações do Serviço Social ocorreram de forma remota em decorrência a pandemia de COVID 19. Com o retorno das atividades presenciais na universidade, um novo de campo de estágio em Serviço Social é aberto.

No dia 01/07/2023 o Magnifico Reitor Prof. Dr. Raul Ernesto Lopez Palacio, transfere o setor de Serviço Social para a PROAC, o mesmo é composto por três assistentes sociais, atuando no mesmo setor, no prédio da Administração, térreo.