Revista de Extensão UENF conclui publicação do volume 8/2023

Acesse aqui: Revista de Extensão UENF v. 8, n. 1 – jan./dez. 2023 – Publicação Contínua

Prezados leitores, é com muita alegria que anunciamos como concluída a publicação do volume 8 da Revista de Extensão da UENF, referente aos meses de janeiro a dezembro de 2023.

Essa edição marca o primeiro ano de adoção do regime de publicação contínua neste periódico. Ou seja, aderimos ao formato no qual a organização dos textos na plataforma online deixa de seguir a tradicional estrutura por números, passando a ser consolidada em um único volume anual. Assim, os artigos não estão mais condicionados à conclusão de um volume/número específico da revista para sua publicação.

Vale também destacar que na presente edição as fotografias de capa formaram uma composição de elementos econômicos, culturais e ambientais da região Norte Fluminense, cujos autores e descrições podem ser consultados no arquivo de expediente do volume 8.

A edição está composta por três artigos e um relato de experiência.

Dois desses artigos são oriundos de trabalhos realizados por estudantes do curso de Engenharia da Produção da Uenf. O primeiro deles é da autoria de Sasha Aline Gomes Haddad, Maria Eduarda Dias de Paiva, Anna Julia Menezes Ribeiro e Antonio Schandler Ferri, e traz relevante contextualização histórica sobre a criação de tilápias, com proposições de viabilidade econômica para a aquicultura do Norte Fluminense.

O segundo artigo é de autoria de Letícia Bardasson, Milena Palaoro, Jéssica Aragão e Maria Julia Silva, cuja análise também versou sobre a questão da viabilidade econômica de investimentos privados. No caso específico deste trabalho o subsetor abordado foi o da indústria de alimentos e bebidas, com uma contextualização nacional e local de mercado para a tradicional sobremesa italiana conhecida como gelato.

O terceiro artigo é da autoria de Leandro Porto Marques, Jefferson Marçal da Rocha e Kátia Luciane Souza da Rocha e analisa uma experiência pautada na perspectiva da educação ambiental crítica, conduzida nas séries iniciais de uma escola em Goiânia.

Por fim, o quarto texto publicado é um relato de experiência que tem o título “Relato etnográfico sobre a fotografia de rua na região Norte Fluminense”, de autoria de João Victor Longo Ramos, estudante do curso de Pedagogia da Uenf. Trata-se não apenas de uma experiência de curto prazo junto aos praticantes do ofício da fotografia, mas das origens e vivências pessoais do autor no meio social dos fotógrafos, cotejadas com reflexões teóricas da antropologia.

Capa do volume 8 da revista, com imagens meramente ilustrativas feitas em Campos dos Goytacazes

Fotografias da capa (da esquerda para direita, de cima para baixo)
© Maykon Carvalho (2022). Cavalhada de Santo Amaro, Campos dos Goytacazes, 2022.
© Folha1 (2021). Distrito Industrial de Guarus, Campos dos Goytacazes, 2021.
© Marcos Gonçalves (2017). Plantação de abacaxi na Baixada Campista, Campos dos Goytacazes, 2017.
© Hugo Aguiar (2023). Socoí amarelo (Ixobrychus involucris), Campos dos Goytacazes, 2023.