Submissão
Normas de Submissão
I. Categoria do trabalho: Artigo ou relato de experiência.
II. Área temática: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.
III. Título: na língua do artigo ou relato, centralizado, em negrito, Arial, tamanho 12 com espaçamento simples. O título em inglês deve estar logo abaixo do título em português.
IV. Nome(s) do(s) autor(res): Deve estar alinhado na margem esquerda abaixo do título (fonte Arial, tamanho 12). Abaixo do nome, especificar: titulação máxima, filiação institucional e endereço eletrônico (fonte Arial, tamanho 10). Solicitamos o envio de dois arquivos distintos, sendo um deles identificado e outro com todas informações e propriedades de autoria removidas.
V. Critérios de coautoria: Todos(as) autores(as) devem ser registrados(as) no ato de submissão, sendo esta responsabilidade de quem realiza a submissão. Pessoas que contribuíram para o trabalho, mas não cumprem critérios da autoria devem ser citados nos Agradecimentos. Manuscritos com cinco ou mais autores(as) devem detalhar as contribuições conforme exemplos listados a seguir: a) Formulação/conceitualização; b) Metodologia; c) Software; d) Validação; e) Análise formal/estatística; f) Investigação/ Condução do processo de pesquisa; g) Curadoria de dados; h) Redação; i) Visualização/apresentação de dados; j) Supervisão; k) Administração do projeto; l) Obtenção de financiamento.
VI. Resumo, Palavras-Chave: O resumo deve ter no máximo 200 palavras em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha, com espaçamento simples e ser seguido de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto (preferencialmente, as palavras-chave não devem coincidir com termos utilizados no título do manuscrito).
VII. Resumo e Palavras-Chave em inglês: Os resumos e palavras-chave em língua inglês devem ser a versão exata do resumo e palavras-chave em português.
VIII. Páginas: O artigo ou relato devem ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas, considerando gráficos, tabelas e figuras.
IX. Normas ABNT: Todas as submissões devem seguir as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Isso inclui formatação, citações e referências. Recomendamos que os autores consultem a versão mais recente das normas da ABNT antes de submeterem seus trabalhos. Submissões que não estiverem em conformidade serão devolvidas para ajustes.
X. Conteúdo esperado
Artigos Originais. A Revista de Extensão da UENF exige que os artigos submetidos sejam originais, ou seja, que formulem um diálogo com a literatura existente e preencham lacunas no seu campo de estudos, indo além da simples descrição de atividades e da revisão ou síntese de publicações anteriores sobre o tema. Um artigo inédito descreve a hipótese e o objetivo do estudo, detalha a metodologia, relata os resultados e discute suas implicações. Os artigos originais partem de um levantamento de dados por meio de observação direta ou indireta do tema de pesquisa, seja ele realizado em atividades de extensão, em laboratório, ou em diversas outras fontes primárias, como os documentos. Esse tipo de trabalho deve descrever a metodologia (especificando as fontes de dados e o método de análise), apresentar os resultados e as conclusões, ou oferecer uma nova interpretação de resultados ou dados já existentes. Em trabalhos de natureza analítica, são geralmente produzidos novos resultados ou elaboradas novas abordagens para problemas existentes. Em áreas que normalmente não realizam experimentação, a originalidade reside na maneira como a compreensão prévia é transformada ou reinterpretada com base nos resultados do estudo ou atividade realizados pelos(as) pesquisadore(as).
Relatos de Experiência. São textos que descrevem uma experiência institucional, profissional ou formativa, bem-sucedida ou não, com foco na temática da extensão, contribuindo de forma relevante para a área de atuação do(s) autor(es). Devem incluir motivações, metodologia das ações realizadas e uma reflexão crítica, com contextualização, objetividade e fundamentação teórica sólida. Em relatos que envolvem programas e ações de extensão universitária, é recomendável considerar o tema da iniciativa e seus resultados, destacando avanços, limites, acertos e erros para contribuir com experiências semelhantes em outras instituições. É importante fornecer informações sobre o contexto da experiência, como público-alvo, localização, recursos e desafios enfrentados. Explicar os objetivos específicos e, se possível, mensurar os resultados alcançados, discutindo o impacto na comunidade ou grupo-alvo e abordando a continuidade ou sustentabilidade da iniciativa. Deve-se também indicar contribuições gerais para a extensão universitária, mencionando implicações para práticas futuras, melhorias institucionais ou políticas públicas, e orientações para replicação em diferentes contextos, com possíveis adaptações. Quando pertinente, recomenda-se incluir imagens, gráficos ou outros materiais visuais que ilustrem a experiência.
XI. Envio: Os trabalhos deverão ser encaminhados para o seguinte endereço: revext@uenf.br