Processo tecnológico para a produção de biomassa bacteriana e produtos de fermentação de gluconacetobacter diazotrophicus

INVENTOR
Marília Amorim Berbert de Molina, Profa. D.Sc. Visitar Currículo Lattes
Laboratório de Biotecnologia (LBT – CBB – UENF)

E-mail  patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL
A invenção trata de um processo para a produção concomitante de biomassa bacteriana em elevadas concentrações, destinada ao uso na formulação de inoculantes de culturas vegetais economicamente importantes, e de produtos de fermentação aplicáveis a diversos setores industriais. O processo é caracterizado pelo cultivo da bactéria sob condições controladas que permitem obter altos rendimentos em células e produtos de fermentação, com excelente produtividade.

A agricultura constitui um setor econômico que busca continuamente o aumento de produtividade. Uma das formas de se atingir esse objetivo é investir em processos biológicos naturais que interferem diretamente no crescimento vegetal. Um deles é a fixação de nitrogênio (FBN), realizada por alguns microrganismos associados a plantas, sejam como endófitos ou como epifíticos.
Esses microrganismos são caracterizados por sua capacidade de colonizar o interior de tecidos de plantas, sem causar nenhum dano aparente ao seu hospedeiro. Destacam-se ainda por sua ação comprovada na promoção do crescimento vegetal em várias espécies.

OBJETIVOS
Os objetivos são (1) ganho de produtividade agrícola, (2) preservação do meio ambiente, (3) geração de produtos biotecnológicos.

Agricultura e diversos setores da indústria.