Composição de massa cerâmica para produção de placa cerâmica tipo piso vitrificado contendo resíduo borra de petróleo encapsulada

 

INVENTORES 

Ângelus Giuseppe Pereira da Silva, Prof. D. Sc. Visitar Currículo Lattes
Laboratório de Materiais Avançados (Lamav – CCT – UENF)

CONTATO
E-mail patentes@uenf.br || Telefone (22) 2739 7331

DESCRIÇÃO GERAL                                                                  

A área de cerâmica tradicional voltada para fabricação de materiais para a construção civil, tem se tornado uma alternativa promissora para o destino de grandes quantidades de resíduos sólidos poluentes.

O resíduo borra de petróleo consiste no resíduo oleoso bruto gerado no processo de exploração e extração do petróleo. Este resíduo oleoso é de difícil tratamento e destinação final e é constituído pela mistura de óleo, sólidos e água. Através do processo de encapsulação é que esse material torna-se inerte e, portanto, pode constituir a massa cerâmica.

Portanto, pensando nesta aplicação, a presente invenção refere-se a uma massa cerâmica para confecção de placa cerâmica tipo piso vitrificado que incorpora resíduo borra de petróleo encapsulada, para uso na construção civil. Em adição, placa cerâmica para revestimento compreende aqueles materiais usados na construção civil para revestimentos de pisos e paredes (ex.: grês porcelanato).

A massa cerâmica em questão consiste em um pó granulado com características adequadas de granulometria e mistura íntima entre as matérias-primas, o que favorece a operação de prensagem e a reatividade durante a sintetização da peça cerâmica, em ciclo de queima rápido.

Em resumo, as vantagens que essa invenção oferece são: alternativa ao uso de matérias-primas naturais, destino final a resíduos sólidos poluentes e, aplicação no setor da economia que mais cresce no Brasil, a construção civil.

OBJETIVOS
(1) aproveitar resíduos sólidos poluentes, tornando-os inertes pela incorporação à massa cerâmica.

PÚBLICO-ALVO

Engenheiros civis, Engenheiros de Materiais e outros profissionais ou empresas ligados à construção civil.