A crise dos royalties e seus impactos é tema de pesquisa premiada no XI CONFICT

João Gabriel

O estudante do curso de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas João Gabriel Ribeiro Pessanha Leal, 23 anos, conquistou premiação no XI CONFICT em uma pesquisa que o assunto está em evidência: “A crise dos royalties e seus impactos”. João Gabriel é natural de Campos dos Goytacazes e se formou em 2014, no ensino médio em uma escola pública. Hoje ele está no sétimo período da graduação em Administração Pública.

“A minha relação com a UENF originou-se devido ao técnico de administração, mais especificamente em 2013, precisava fazer um estágio e resolvi faze-lo na UENF. Ao longo deste período, conheci o imenso mundo de oportunidades que o meio acadêmico poderia me proporcionar e percebi nele uma oportunidade de obter ascensão social. Desta forma, após ter feito o ENEM, a Universidade Estadual Darcy Ribeiro foi, em 2015, a minha primeira escolha no SISU”, disse.

Sobre a Iniciação Científica, ele conta que desde o início das primeiras aulas da graduação identificou que tinha inquietações acadêmicas para estudos direcionados à área de Ciência Política. Logo na palestra de apresentação do curso foi apresentada a IC. “Neste sentido, procurei durante o primeiro período, laboratórios e professores que trabalhavam em assuntos voltadas para a Ciência Política com o objetivo de participar de alguma pesquisa. Então, no segundo período ingressei em um laboratório de pesquisa como voluntário, laboratório este no qual sou vinculado até hoje”.

No que se refere aos desafios, João Gabriel informa que ao longo de sua trajetória acadêmica enfrentou, principalmente, um. O de obter a disciplina de estudo necessária para conseguir lidar com as demandas das matérias da graduação e as demandas da pesquisa.

“A IC tem a capacidade de apresentar aos estudantes de graduação os instrumentos necessários para a elaboração do conhecimento científico. Neste sentido, além de apresentar o tema, os estudantes possuem a oportunidade de pôr em prática os ensinamentos operacionalizando um projeto de pesquisa. Essa, para mim, é a questão que expressa a relevância da Iniciação Científica para a vida de um universitário. Em relação ao futuro, tenho a pretensão profissional de tornar-me um pesquisador e professor vinculado a uma Universidade Pública. Para conseguir tirar este sonho do papel, pretendo, após o termino da graduação, entrar em um programa de pós-graduação para dar continuidade aos meus estudos científicos”, conclui.


Conheça a pesquisa

João Gabriel trabalha no Núcleo de Estudos em Representação e Democracia que faz parte do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE), do Centro de Ciências Humanas (CCH). A pesquisa é orientada pelo professor Vitor de Moraes Peixoto. A pesquisa tem como foco principal a análise da relação entre as receitas oriundas das indenizações petrolíferas, ou seja, da exploração de petróleo e o gasto com as políticas públicas de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O título do trabalho premiado no CONFICT foi “Provisão da Saúde em tempos de crise econômica: uma análise da operacionalização da saúde nos municípios do Rio de Janeiro.”, com ele João Gabriel recebeu o prêmio de primeiro lugar na área de Ciências Humanas, Sociais, Aplicadas e Linguística.

“A minha experiência como bolsista de Iniciação Científica do CNPq está sendo expressivamente proveitosa. Já tive a oportunidade de publicar dois artigos científicos em revista, entre outras formas de publicação. Ao longo dos anos, apresentei trabalhos em outras universidades e de maneira geral, aconselho todos os alunos de ensino médio a entrarem em uma Universidade Pública. Nela, esses alunos terão uma grande oportunidade de obter um riquíssimo crescimento profissional e pessoal”, concluiu.

 

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista