Contribuição da Iniciação Científica na formação profissional

O desafio das universidades hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos, e acima de tudo, saber utilizá-los. A iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) é uma oportunidade para que os estudantes de graduação das instituições de ensino superior brasileiras deem seus primeiros passos na pesquisa em todas as áreas do conhecimento. O objetivo dos Programas de IC e IT é aproximar os estudantes da produção acadêmico-científica, possibilitando o contato com grupos de pesquisa e a participação no desenvolvimento de projetos.

A IC e a IT contribuem com o estímulo ao pensamento científico e a geração de conhecimento. O enfrentamento da pandemia causada pelo novocoronavírus (Covid-19) é um exemplo de como a pesquisa científica tem um papel de grande relevância para a sociedade. As soluções para problemas graves e urgentes passam necessariamente pelo conhecimento gerado em pesquisas científicas.

A IC na UENF é sinônimo de qualidade — Ao longo dos seus 27 anos, a UENF garantiu posições relevantes no cenário nacional e sustenta o título de uma das 15 melhores universidades públicas do País. Em 2016, a UENF recebeu, pela terceira vez, o Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica, na Categoria Mérito Institucional, conferido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica (PIBi) permite que alunos de graduação se envolvam em projetos de pesquisa, sob a orientação de professores e pós-doutorandos, com objetivo de despertar nos estudantes a vocação para a ciência. Neste início de 2020, cerca de 350 estudantes de graduação estão envolvidos em pesquisas e fazem parte do Programa da UENF.

Em 2020, a linha editorial da Revista “Conhecendo a Ciência” vai abordar a importante contribuição da Iniciação Científica e Tecnológica para a pós-graduação. Diversos professores e estudantes serão ouvidos a respeito da interação entre os estudantes do PIBIC e da pós-graduação. Em especial, serão destacados os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UENF e pós-graduandos que tiveram a oportunidade de vivenciar a IC como experiência fundamental para a decisão de seguir a carreira acadêmica. Não perca!