O uso de ondas magnéticas em pesquisas de atividades sísmicas

João Bosco Maciel Filho, 25 anos, nasceu em Ju­azeiro do Norte, no Ceará e concluiu o ensino médio em colégio particular de Juazeiro. Após esse período foi para Campina Grande-PB onde prestou vestibular e começou o curso de En­genharia de Petróleo na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Depois de cur­sar três semestres, resolveu pesquisar sobre a UENF e resolveu fazer o ENEM.

“Obtive uma nota boa no ENEM que me possi­bilitou vir para a UENF e cursar Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, que é hoje o mais antigo e um dos melhores do país, além de ser situado em Campos e Macaé, uma re­gião onde a área petrolífera é bastante forte; com isso resolvi me mudar para cá e recomeçar minha gra­duação”, disse ele.

João esclarece que com o tempo foi se interes­sando pela área de modelagem matemática (cálculo, física e álgebra), e que com a ajuda de seu orientador professor Viatcheslav Ivanovich Priimenko resolveu aceitar o desafio de ingressar na Iniciação Científica do Laboratório de Desenvolvi­mento de Software Científico (LDSC).

“No começo tive algumas dificuldades, pois muito do conteúdo da pesquisa eu não vi nas disciplinas da faculdade, e por ser um tema pou­co estudado não há muito material disponível para servir de base; mas com a ajuda do meu orientador e co-orientador pude ir aprendendo e desenvolvendo meu trabalho”.

O estudante informou ainda que a Iniciação Cien­tífica o ajudou a desenvolver características importantes, tanto para quem vai seguir na vida acadêmica quanto para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. “Para o futu­ro desejo continuar trabalhando na minha pesquisa, quem sabe em uma pós-graduação, es­tudando mais a fundo e desenvolvendo casos mais complexos”.

Conheça a pesquisa

Na UENF João Bosco está desenvolvendo o trabalho de Iniciação Científica denominado “Análise da Propagação de Ondas Magnéticas e Elásticas em Meios 1D”, sob a orientação do professor Viatcheslav Ivanovich Priimenko, e com a coorientação do doutorando David da Costa de Pinho. As atividades de pesquisa são desenvolvidas no Laboratório de Desenvolvimento de Software Científico – LDSC, no Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF.

João Bosco explica que o contexto da pesquisa, nas ati­vidades de exploração de petróleo, apresenta o método sísmico. Este consiste na geração de ondas elásticas arti­ficiais que se propagam através do subsolo; ao atingir a interface entre dois meios diferentes, parte de sua ener­gia é refletida de volta para a superfície onde é captada, e a outra parte é refratada para o meio inferior.

“Alguns estudos apresentam teorias a respeito da inte­ração entre ondas elásticas e as deformações causadas por elas, em um meio com campos eletromagnéticos. Uma delas é a teoria baseada no Efeito Magneto-Elásti­co, onde os campos eletromagnéticos são gerados pela oscilação mecânica”, define o estudante.

O estudante acrescenta ainda que dentro desse estudo foi proposto um modelo matemático para determinar o campo elástico e o campo eletromagnético gerados e a interação entre eles. “O meu trabalho é desenvolver uma solução numérica (aproximada) para este modelo mate­mático já que ele não apresenta solução analítica (exata), criando um código computacional eficiente, e com isso fazer uma série de simulações com meta de criar um arquivo de dados para a avaliação do processo de pro­pagação das ondas elásticas e magnéticas acopladas em meios 1D”, informou.

“Esta pesquisa pode ser encaixada nas atividades sísmi­cas, pois elas tratam de ondas elásticas se propagando em um meio condutivo na presença de campos magné­tico externo, o campo magnético da terra”, conclui o es­tudante.

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista