12ª Edição – Janeiro de 2018

Campos dos Goytacazes / RJ   |   Volume 5   |   nº 1

______________________________________________________________________________

Versão em PDF

12ª Edição / Janeiro 2018

______________________________________________________________________________

Iniciação Científica na UENF: 23 anos de história

Uma trajetória de sucesso, que começou em 1995 com desafios, obstáculos e muito trabalho. A Iniciação Científica da UENF já recebeu por três vezes o Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica, Categoria Mérito Institucional, em 2003, 2009 e 2016, conferido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Encontro de Iniciação Científica – como era conhecido nos primeiros 13 anos – continua sendo o maior evento acadêmico-científico do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciação Científica da UENF na visão dos coordenadores

PREMIAÇÃO

O Projeto de Extensão “DE JOVEM PARA JOVEM: DIVULGANDO A INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA ESTUDANTES SECUNDARISTAS E UNIVERSITÁRIOS” foi premiado como a Melhor Apresentação na Área Temática Educação, durante a “Mostra de Extensão: IX IFF-UENF – UFF e I UFRRJ”.

Pesquisa avalia pressão arterial em caninos atendidos no Hospital Veterinário

Apaixonada por animais desde a infância, a jovem Larissa Carvalho da Silva, 22 anos, logo descobriu sua vocação pela área da Medicina Veterinária.  Natural de Campos, Larissa concluiu o Ensino Médio na Rede de ensino CNEC – Colégio Cenecista Goitacazes.

Do “Jovens Talentos à IC”: Juliana Miguel atua em projeto com artesãs de Campos

A campista Juliana da Cunha Miguel, 22 anos, sempre estudou em escola pública. Aluna aplicada, ainda no Ensino Médio teve a oportunidade de frequentar a UENF. Ela foi indicada e selecionada a participar de um projeto chamado Jovens Talentos para a Ciência, inserido na UENF, onde ela teve o primeiro contato com a pesquisa.

Pesquisa premiada pode ajudar na adaptação de implantes ortopédicos

A aluna Maria Eduarda Araújo Ribeiro, 22 anos, de Campos dos Goytacazes, começou cedo a graduação. Ela entrou na UENF aos 17 anos para cursar  engenharia metalúrgica e de materiais. No 3º período, entrou na Iniciação Científica.

Projeto de IC estuda gravidade de lesões oculares em bebês com toxoplasmose

Leonardo Vilquer de Souza, 22 anos, veio de longe para estudar na UENF. São quase 400 quilômetros entre a cidade mineira de São Domingos das Dores e Campos dos Goytacazes. A distância não foi problema para esse jovem que sempre sonhou em ser Biólogo.

Retornar à home da Revista

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602