CCT: infraestrutura laboratorial baseada em equipamentos de grande porte

O diretor do CCT, prof. Rodrigo Nogueira, diz que o Centro oferece quatro Licenciaturas, cinco Bacharelados e seis programas de Pós-Graduação

O Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) tem uma infraestrutura laboratorial baseada em equipamentos de grande porte multiusuários que dão suporte às pesquisas realizadas nas áreas de Ciências, Matemática e Engenharias. O Centro conta com a atuação de 108 professores doutores em oito laboratórios, seis em funcionamento no campus Leonel Brizola, em Campos dos Goytacazes, e dois no campus Macaé.

O CCT, por meio de seus laboratórios, oferece 50% dos cursos de Graduação da UENF, totalizando nove cursos, sendo quatro Licenciaturas (Física, Matemática  Química – presencial e Química – semipresencial), e cinco Bacharelados (Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Produção e Exploração de Petróleo, Ciência da Computação e Engenharia Meteorológica).

De acordo com o diretor do CCT, professor Rodrigo Nogueira, há também seis programas de Pós-Graduação stricto sensu nas seguintes áreas: Engenharia e Ciência dos Materiais, Engenharia Civil, Engenharia de Reservatório e Exploração, Engenharia de Produção, Mestrado Profissional em Matemática (em rede nacional), e Ciências Naturais, que é interdisciplinar e composto predominantemente pelas áreas de Física e Química.

Segundo o diretor, os cursos de Graduação do CCT já formaram 1639 profissionais. Na Pós-Graduação, 1267 concluíram o Mestrado e Doutorado. “Nos últimos cinco anos, foram cerca de 400 publicações em revistas indexadas, mais de 200 dissertações de Mestrado, mais de 100 teses de Doutorado e 12 estágios de Pós-Doutorados. O CCT conta com uma biblioteca em cada campus, totalizando 17.000 exemplares.

Como professor e orientador, o diretor Rodrigo Nogueira relata que a Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica (IC-IT) revelam-se de suma importância para o desenvolvimento dos estudantes de Graduação. “A IC-IT serve de motor/acelerador da busca pelo conhecimento, comum a todos os estudantes dedicados e, em especial, àqueles que pretendem ingressar no Mestrado e no Doutorado, onde futuras pesquisas – algumas decorrentes da IC-IT – já serão consideradas conhecimento a ser divulgado, com benefícios a toda sociedade”, declara Nogueira.

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista