Histórico

A Casa de Cultura Villa Maria é um órgão suplementar da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, que tem por finalidade o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da preservação de acervos e da produção e da difusão do conhecimento. Dentre suas funções compete: promover e incentivar a produção, a prática e o desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e científicas da UENF e especialmente, promover ações destinadas à difusão do produto e produção cultural, artística e científica da Universidade, do município e da região e, manter, ampliar e preservar os acervos documentais (sonoros, audiovisuais, iconográficos, textuais e bibliográficos) e museológicos por meio de ações continuadas de aquisição, conservação, preservação, acesso e consulta pública aos bens culturais, incentivando e contribuindo com o desenvolvimento de pesquisas que tenham como objeto os acervos e bens culturais em questão.

Construída em 1918, como um presente de seu esposo, Atilano Chrisóstomo de Oliveira a Maria Queiroz de Oliveira, foi deixado por esta em testamento, na ausência de herdeiros, à primeira universidade que viesse a instalar-se na cidade de Campos dos Goytacazes. Antes disso, a Casa foi ocupada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes no período de 1979-1982.

A Villa Maria, também denominada de Palacete Maria Queiroz, foi doada por sua proprietária, em testamento, à primeira universidade pública que se instalasse no município. Com a criação da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF, no ano de 1993, o referido Palacete doado a UENF para que ali se instalasse a sede da reitoria, tornando-se a Casa de Cultura da UENF.

Desde o princípio, a Casa de Cultura da UENF está associada à difusão da música e do cinema, tendo sido criadas a Fonoteca e a Videoteca que atendem gratuitamente o público em geral, acolhendo-o no que havia de expressivo da arte cinematográfica e da música, nacional e internacional, sem perder o foco para a produção local. A Sala de Leitura é um outro setor da casa que abriga produções literárias nas mais diversas expressões. A Casa de Cultura acolheu também o primeiro ponto de internet gratuita na cidade de Campos dos Goytacazes. Os mais novos setores da Casa são os acervos iconográficos e de objetos tecnológicos de som, imagem e comunicação.

Não podemos esquecer que a Casa de Cultura da UENF sempre valorizou e abrigou eventos das mais diversas expressões culturais, tais como: shows; exposições; lançamentos de livros e workshops.

Atualmente, responde pela direção da Casa de Cultura Villa Maria a professora Dra. Maria Priscila Pessanha de Castro, também Assessora de Cultura da UENF.

Em dezembro de 2023, a Casa de Cultura da UENF completará seus 30 anos de serviços prestados à comunidade do Norte-Fluminense, enquanto o Palacete comemora 105 anos.

 

Nova fachada após a reforma em junho de 2023. Foto: Elis Miranda