Histórico

A Casa de Cultura Villa Maria é um órgão suplementar da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, que tem por finalidade o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da preservação de acervos e da produção e da difusão do conhecimento. Dentre suas funções compete: promover e incentivar a produção, a prática e o desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e científicas da UENF e especialmente, promover ações destinadas à difusão do produto e produção cultural, artística e científica da Universidade, do município e da região e, manter, ampliar e preservar os acervos documentais (sonoros, audiovisuais, iconográficos, textuais e bibliográficos) e museológicos por meio de ações continuadas de aquisição, conservação, preservação, acesso e consulta pública aos bens culturais, incentivando e contribuindo com o desenvolvimento de pesquisas que tenham como objeto os acervos e bens culturais em questão;

Construída em 1918, como um presente de seu esposo, Atilano Chrisóstomo de Oliveira a Maria Queiroz de Oliveira, foi deixado por esta em testamento, na ausência de herdeiros, à primeira universidade que viesse a instalar-se na cidade de Campos dos Goytacazes. Antes disso, a Casa foi ocupada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes no período de 1979-1982.

A Villa foi doada em testamento à primeira universidade pública que se instalasse no município. Com a criação da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF, no ano de 1993, foi doada a esta para que ali se instalasse a sua administração.