Cesar Augusto Marcelino Mendes Cordeiro

Atualmente é professor associado ao Laboratório de Ciências Ambientais no Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e colaborador do Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais (LECAR) da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa em padrões macroecológicos de herbívoros associados a ambientes recifais, além de pesquisa em monitoramento da dinâmica da comunidade bentônica de substratos consolidados e ecologia de peixes recifais. É especializado em ictiologia, com foco em variações espaciais de assembleias de peixes marinhos e estuarinos, incluindo aspectos de efeitos de pesca nestas assembleias. Foi bolsista de pós-doutorado Nota 10 da FAPERJ de 2019 a 2022. Realizou pós-doutorado no Institut de Recherche pour le Développement (IRD) ligado ao grupo "Entropie" com sede na Université de Perpignan (França) avaliando padrões macroecológicos entre herbívoros, seus competidores e predadores em recifes rasos do mundo. Anteriormente, realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal de São Paulo com foco em efeitos de processos ascendentes e descendentes sobre a estruturação de comunidades do entre-marés. Obteve o título de doutor em Biologia Marinha pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2010) desenvolvendo projeto com herbivoria em recifes rochosos. Mestre em Zoologia pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba (2009), tendo desenvolvido projeto no levantamento da comunidade de peixes dos recifes do litoral sul de João Pessoa/PB. Formado em Ciências Biológicas Bacharelado pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nas habilitações em Biologia Marinha (2005) e Gerenciamento Costeiro (2006). Tem interesse no estudo da variação espacial de padrões e processos ecológicos, e em tudo que abrange o ambiente marinho.