Unidade de Pesquisa em Clonagem e transgênese animal

Professor (es):Angelo José Burla Dias, Maria Clara Caldas Bussiere, Luis Fonseca Matos e Wilder Hernando Ortiz Vega
Descrição: A Unidade de Pesquisa em Clonagem e Transgênese Animal, trabalha com pesquisa voltada para a para a geração de biorreatores animais geneticamente modificados, e geração de modelos experimentais para produção de biofármacos. Adicionalmente aborda pesquisas para o aumento da produtividade animal a partir das novas abordagens genômicas e moleculares do melhoramento genético como CRISPR e edição gênica O Setor conta com o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para instalações com nível de biossegurança 1 (NB-1). A interdisciplinaridade com alunos de diferentes áreas da biologia e medicina veterinária é uma característica do setor.
Estrutura: A área laboratorial é dividida em três setores: biologia molecular, produção e micromanipulação de zigotos e embriões, e cultivo celular. A biologia molecular é equipada com um termociclador, um equipamento de PCR (Real Time StepOne Plus – Applied), um Nanodrop (One-C, Thermo Scientific), um espectrômetro que permite a análise quantitativa de ácidos nucleicos e proteínas, um sistema de eletroforese para géis de agarose e acrilamida, um transiluminador para a visualização dos géis, capela de exaustão e uma estrutura para produção de moléculas recombinantes e clonagem e isolamento de vetores plasmidiais.

O setor de produção e micromanipulação de embriões possui cabine de fluxo laminar, incubadora de bancada para produção in vitro de embriões, microscópio de epifluorescência associado ao sistema de micromanipulação e um Femtojet, equipamento que permite a microinjeção intracitoplasmática ou intranuclear de volumes extremamente pequenos (até picolitros) em ovócitos e zigotos. A Unidade conta ainda com um equipamento de eletroporação (BTX 830).