Livro do Pibid/UENF:

Ações interdisciplinares do PIBID/UENF: Os desdobramentos na formação docente

Ações Investigativas na Formação de Professores: Experiências do PIBID/UENF

 

 


 

PIBID Hst UPF

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem o objetivo de promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas de educação básica da rede pública da região norte Fluminense desde o início de sua formação acadêmica.

O Pibid UENF desenvolve um trabalho integrado junto às escolas, considerando os seguintes aspectos: 1- reflexão sobre a realidade escolar e 2- as ações de intervenção no contexto educacional, com a finalidade de renovar práticas pedagógicas. No primeiro, estão incluídas atividades de sensibilização sobre a realidade educacional, formulação de hipóteses, avaliação das diferentes etapas e de complementação da formação científica dos bolsistas PIBID. Já o segundo reúne ações diversificadas de suporte ao ensino nas escolas parceiras; complementação de atividades docentes como propostas pedagógicas, as quais atenuem os problemas detectados e que promovam a superação das dificuldades no processo de ensino aprendizagem.

Os bolsistas Pibid desenvolvem atividades visando articular universidade e escola, introduzindo ao cotidiano da sala de aula propostas pedagógicas e materiais didáticos produzidos no âmbito das diferentes licenciaturas, como resultados de pesquisas das Áreas de Ensino de Ciências e Educação sobre os componentes curriculares. O ciclo da pesquisa-ação, observação, planejamento, ação e reflexão sobre a ação proporciona oportunidades para enfatizar saberes necessários à prática docente, focalizando as dimensões práticas do conhecimento escolar: fins educativos, seleção de conteúdos, metodologias adotadas e processo de avaliação.

As práticas docentes devem estar pautadas em experiências metodológicas de caráter inovador e interdisciplinar, que impliquem na superação de concepções tradicionais de ensino. Para viabilizar a proposta pautada nos resultados da pesquisa educacional, as atividades promovidas no contexto da reflexão preveem conscientização de saberes docentes, levantamento de dados da realidade escolar, discussão de propostas, avaliação das ações, produção de artigos e relatórios científicos, apresentação de resultados e participação em eventos científicos.

Instituição mantenedora: Capes

CAPES O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas e privadas com e sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.