Biologia

Atividades desenvolvidas: 

  • Colégio Estadual Benta Pereira e Ciep Nilo Peçanha

– Visita pedagógica ao zoológico do Rio de Janeiro → Demonstração da diversidade da fauna brasileira, bem como classificação dos seres vivos do reino animal de filo a espécie, com o auxílio dos nomes científicos encontrados nas placas de identificação. Além disso, os bolsistas tiveram a oportunidade de guiar esta visita pedagógica com os professores, aprendendo a lidar com os alunos em uma aula de campo.

– Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (EMCITEC) → Palestras sobre DSTs, Alimentação, Benefícios do Esporte e Microscopia; exposições “Praticando Ciências”, com a realização de experimentos como extração de DNA; concursos de paródias sobre assuntos relacionados às disciplinas de Ciências e Biologia; visita à UENF e apresentação de filmes;

– Participação de professores e bolsistas em curso e oficina de capacitação via parceria UENF-NAPES → Visando à capacitação para identificação e utilização de metodologias de ensino para alunos com altas habilidades/superdotação. O curso foi ministrado pelo NAAH/S do Rio de Janeiro no Liceu de Humanidades de Campos.

– Apoio dos bolsistas PIBID na seleção e utilização de videos educativos → Complementação, fixação de conteúdo e mediação de debates sobre os assuntos abordados.

– Visita à Universidade Estadual do Norte Fluminense → Laboratórios do Centro de Biociências e Biotecnologia, Espaço da Ciência e sala de cinema, onde foram exibidos filmes científicos em 3D.

– Apoio na manutenção e utilização dos laboratórios de ensino de ciências, seleção, organização e colaboração nas aulas práticas ministradas da 6a a 9a série.

– Realização de dinâmicas de grupo para fixação de conteúdo das aulas teóricas e utilização de material didático como modelos anatômicos.

– Montagem de herbário → Coleção de plantas nativas prensadas e secas, classificadas e catalogadas. Nestes catálogos constam a classificação da planta, o local e data da coleta, além do nome da pessoa que a coletou.

– Montagem de insetários → Os insetários foram montados com um exemplar de cada ordem com a finalidade de permitir o estudo de insetos sem a necessidade de capturas frequentes. Foram seguidas todas as normas éticas deliberadas para este procedimento.

– Montagem de terrários → Ensino de como plantar e manter espécies vegetais, estudo do ciclo da água, do ciclo do carbono, da aeração e permeabilidade do solo, comparação entre ecossistemas secos e úmidos, abertos e fechados e estudo de diferenças de faixas de comprimento de onda com base na diferença de cores das plantas.