Dissertações de Mestrado 2012 – CAROLINE PESSÔA SALES

Resumo

A avaliação da viabilidade de produção de cinzas pozolânicas a partir da queima de capim elefante (CCE) norteou o desenvolvimento deste trabalho. Inicialmente, amostras de capim elefante procedentes de diversas regiões do território brasileiro e também suas respectivas cinzas, obtidas via calcinação em forno mufla, foram caracterizadas e comparadas. Em seguida, o capim que originou a cinza de maior teor de sílica foi selecionado para produção de diferentes cinzas. A segunda etapa do trabalho consistiu no estudo das condições ideais de queima em laboratório para obtenção de uma cinza com elevada atividade pozolânica. Avaliouse, ainda, a eficiência da queima do capim elefante em um forno intermitente de uma indústria cerâmica para simular a produção de cinza pozolânica em larga escala. Posteriormente, pré-tratamentos do capim com água destilada e com ácido clorídrico foram realizados com a finalidade de remover de óxidos metálicos contaminantes e, consequentemente, elevar o percentual de sílica. Com isso, seis diferentes cinzas foram comparadas com base em ensaios de índice de atividade pozolânica com cimento Portland, Chapelle modificado e variação da condutividade elétrica. Os produtos das reações pozolânicas de uma CCE produzida em condições ideais de queima foram estudados através de análises térmicas em uma pasta com hidróxido de cálcio e água. Os resultados das análises indicaram que houve consumo expressivo de Ca(OH)2 no tempo e formação de C-S-H, guelenita hidratada (C2ASH8) e aluminato tetracálcico hidratado (C4AH13) em decorrência das reações pozolânicas. Por fim, a mesma CCE foi aplicada em substituição parcial ao cimento Portland (20% em volume absoluto) em um concreto convencional (40 MPa). Os resultados dos ensaios de resistência à compressão, absorção de água, índice de vazios e massa específica foram comparados aos obtidos para um concreto de referência e outro com uma cinza do bagaço da cana-de-açúcar. De modo geral, concluiu-se que o emprego de cinza do capim elefante não alterou de forma significativa as propriedades estudadas e que o material se apresenta como uma interessante fonte de sílica amorfa para a produção de pozolana.

Download aqui.