Dissertações de Mestrado 2013 – VÍCTOR ALONSO VÁSQUEZ LUGO

Resumo

A técnica fotogrametria digital de curta distância (CRDP) é utilizada como uma ferramenta para a medição de deslocamentos produzidos na superfície do maciço rochoso, com a intenção de medir tensões in-situ e módulo de deformabilidade do maciço.

O método de Galybin consiste em induzir e registrar deslocamentos na superfície do maciço, causados pela perfuração de um furo cilíndrico e posteriormente pela pressurização dele mesmo. A teoria de elasticidade, sob condições de estado plano de deformações é valida em muitos projetos de engenharia, e foi aplicada neste estudo.
Para a correta interpretação das medições em campo, foi necessário realizar uma simulação numérica de uma perfuração de 6 cm de diâmetro e 45 cm de comprimento, cujos deslocamentos foram utilizados para um retro-análise. Isto ajudou a identificar as melhores zonas de registro dos deslocamentos na superfície do maciço para o cálculo de tensões.

Realizaram-se ensaios em laboratório com a câmera digital, para avaliar a capacidade de medição, ou seja, conhecer o erro cometido ao medir distâncias muito pequenas; e também para estabelecer a melhor maneira de processamento das fotografias digitais dentro do programa PhotoModeler.

Por último, foi conduzido um programa experimental em campo num maciço de granito duro, localizado no Morro de Itaoca, realizando-se três campanhas de ensaios que totalizaram 5 perfurações, aonde se aplicou o método e nova técnica de medição.

Portanto, a pesquisa apresenta as ferramentas, análise, critérios e resultados da incorporação da técnica CRDP para a medição de deslocamentos na superfície do maciço, que permitam determinar as tensões in-situ e o módulo de deformabilidade do maciço. Assim a utilização do CRDP em lugar dos dispositivos fixos que normalmente se usam, tal como strain gage ou LVDT, resulta para o usuário uma prática rápida, dinâmica e livre de possíveis fatores de perturbação, como vibrações, poeira e água.

Download aqui.