Dissertações de Mestrado 2014 – FLAVIO COSTA DE CERQUEIRA

Resumo

O presente trabalho foi realizado no município de São João da Barra, Norte do Estado do Rio de Janeiro, que se localiza na Bacia Sedimentar de Campos, representando um dos maiores potenciais hídricos subterrâneos do Estado. Grande parte do município possui abastecimento público de água, realizado através da captação de água do Rio Paraíba do Sul e de poços tubulares pertencentes à CEDAE. Ainda assim, muitas residências, indústrias, comércios e agricultores da região, utilizam a água de cacimbas e pequenos poços, captando água do aquífero freático, utilizando-a de todas as formas (sanitários, limpeza, irrigação, cozinhar, beber, etc.).

Este trabalho tem como objetivo o estudo Hidroquímico, da qualidade e da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do município. A metodologia utilizada consistiu primeiramente na realização de um cadastro georreferenciado de 45 poços rasos, onde foram mensurados o nível d’água e as características físicas e químicas in situ (pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, temperatura). Foram coletadas amostras em 15 poços rasos selecionados para realização da análise laboratorial. Os dados referentes a 23 poços profundos foram coletados no banco de dados da OFIGEO-UENF, mas apenas 12 disponibilizavam parâmetros químicos suficientes. Posteriormente, de posse dos dados referentes aos poços rasos e profundos, tornou-se possível à realização do presente estudo hidroquímico, a partir da análise de cada um dos principais elementos, além da elaboração de mapas, gráficos e diagramas para classificação e melhor entendimento dos dados. Os resultados obtidos colocaram em destaque a contaminação do aquífero livre que apresenta elevados teores de nitrato, que não podem ser explicados por processos naturais. O principal problema quanto à qualidade das águas dos poços profundos refere-se aos elevados teores de ferro e manganês encontrados na maioria dos poços analisados, uma vez que nestes, não foram encontrados indícios de contaminação por atividade humana.

Quanto à classificação Hidroquímica, pôde-se constatar que as águas dos poços rasos apresentam composição bastante diversificada devido grande diversidade de ambientes que influenciam na composição destas águas. Já as águas dos poços profundos foram classificadas em sua maioria como cloretadas sódicas. Foi realizado ainda o estudo da vulnerabilidade natural à contaminação do aquífero livre, e os resultados mostraram que quase todo o território do município apresenta alta vulnerabilidade, alertando assim os órgãos competentes ao eminente risco de contaminação destas águas.

Download aqui.