Tese de Doutorado 2017 – FERNANDO CESAR COELHO FRANÇA

Resumo
Em diversas pesquisas na área de engenharia civil o reparo estrutural em vigas de concreto é executado com diferentes tipos de argamassas. O geopolímero, um polímero inorgânico amorfo, possui aplicações já estudadas nesta área. Este material possui propriedades físicas, químicas e mecânicas que permitem sua utilização como material de reparo. A aderência é uma propriedade muito importante para que uma argamassa seja considerada adequada para recuperar e/ou reforçar estruturas de concreto. Por isso, o conhecimento desta propriedade junto ao concreto convencional tem grande relevância na determinação da carga última, das deflexões e das deformações da estrutura recuperada e/ou reforçada. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia de uma argamassa geopolimérica como material para recuperação de vigas de concreto convencional, de forma que se restaure o caráter monolítico e a capacidade portante da estrutura. Para tanto, um programa experimental foi realizado no Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro com o objetivo de avaliar a aderência entre uma argamassa comercial e outra geopolimérica na recuperação de vigas de concreto convencional. Os resultados mostraram que a aderência entre o concreto do substrato e a argamassa geopolimérica foi 21% superior à argamassa comercial. As maiores deflexões ocorreram para os corpos de prova reparados com argamassa geopolimérica, devido ao baixo módulo de elasticidade longitudinal deste material de reparo. As vigas recuperadas com argamassa geopolimérica apresentaram-se monolíticas, ao contrário das recuperadas com argamassa comercial, que apresentaram descolamento da interface substrato/reparo. Logo, é possível concluir que a argamassa geopolimérica confeccionada neste estudo pode ser utilizada como material alternativo para reparo de vigas de concreto convencional, devido à aderência satisfatória ao concreto do substrato, à carga de ruptura próxima à da viga monolítica de referência e à melhor qualidade em relação à argamassa comercial, de acordo com os parâmetros estudados nesta pesquisa.

Download Aqui