Atividades de Internacionalização do PPGECM

A internacionalização é uma etapa importante do processo de pesquisa, uma vez que promove a aproximação de temas convergentes de diferentes grupos de pesquisa ao redor do mundo, evidenciando uma possibilidade promissora de troca de conhecimento e de consolidação de projetos acadêmicos de interesse mútuo entre as instituições envolvidas. Nesse contexto o PPGECM/UENF tem promovido diferentes ações colaborativas com outras universidades e pesquisadores ao redor do mundo, buscando atingir patamares elevados de Internacionalização.

Além disso, a UENF possui a Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (ASSAII) que é um órgão da Reitoria da UENF responsável pela gestão institucional de  convênios e acordos de cooperação com outras instituições nacionais e internacionais nos âmbitos da graduação, pós-graduação e extensão. A ASSAII, por meio de nosso International Office, prospecta, identifica e divulga oportunidades de parcerias no exterior, incluindo editais para bolsas e realização de estudos no exterior; atua junto a representações diplomáticas e organismos internacionais, a fim de promover programas de cooperação e intercâmbio de servidores e discentes da UENF; estabelece contatos e convênios com instituições internacionais para ampliar a oferta de projetos de cooperação e pesquisa, de programas de intercâmbio e de capacitação no exterior; auxilia aos estudantes da UENF interessados em estudar no exterior; gerencia a mobilidade de servidores e estudantes nas modalidades Outgoing (saída) e Incoming (entrada); presta assistência aos estudantes estrangeiros estudando na UENF; assessora os docentes no desenvolvimento de convênios com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras e nacionais; atua na tramitação de convênios acadêmicos, e promove eventos dentro e fora de nossos campi. A ASSAII pode ser consultada através de sua página na internet.

Ações de Internacionalização no PPGECM

a) Os docentes do PPGECM/UENF possuem parcerias e projetos em colaboração com diversas universidades do mundo, que incluem publicação de artigos científicos em conjunto, mobilidade de discentes e docentes e captação de recursos financeiros:

• Universidad de Antioquia – Colômbia – Prof. Carlos Mauricio Fontes Vieira / Prof. Afonso Rangel Garcez de Azevedo
  • Instituto Superior Técnico de Lisboa – Portugal – Prof. Afonso Rangel Garcez de Azevedo
  • Institut Metallurgie I Materialovedeniya Im. A. Baikova, Moscou – Rússia – Profa. Lioudmila Aleksandrovna Matlakhova
  • Fiziko-Tekhnicheskiy Institut Imeni A. F. Ioffe – Rússia – Profa. Lioudmila Aleksandrovna Matlakhova
  • Universidad de Buenos Aires/Instituto de Tecnologías y Ciencias de la Ingeniería – UBA/CONICET – Argentina – Prof. Ruben Jesus Sanchez Rodriguez
  • Far Eastern Federal University – Russia – Prof. Afonso Rangel Garcez de Azevedo / Prof. Marcello Filgueira
  • University of Windsor – Canada – Prof. Afonso Rangel Garcez de Azevedo
  • Universidad Técnica Federico Santa María – Chile – Prof. Carlos Mauricio Fontes Vieira
  • Guangdong University of Technology – China – Prof. Felipe Perisse Duarte Lopes
  • University of Limerick – Irlanda – Prof. Marcello Filgueira

b) Credenciamento de professores de instituição de pesquisas de outras nacionalidades, para atuação como colaboradores no PPGECM tais como Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito (Instituto Superior Técnico, Portugal) e Ricardo Martínez García (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

c) Discentes matriculados no PPGECM/UENF provenientes de outras nacionalidades, tais como Colômbia, mostrando o papel de destaque do programa junto aos países sul-americanos.

d) Participação de docentes do PPGECM/UENF como editores, membros de conselhos editoriais e revisores de periódicos científicos internacionais, consultores Ad hoc em agencias de fomento internacionais e membros de bancas de defesa de dissertações e teses de outros países.

e) Mobilidade dos alunos do PPGECM/UENF para outros países (Colômbia, Espanha e Canada), através de editais internos do  Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE-CAPES. Edital publicado no site.