CHAMADA N° 01/2023 – Unidade de Formação em Pesquisas – UFP/CCH/ PROEX/ UENF

CHAMADA N° 01/2023 – Unidade de Formação em Pesquisas – UFP/CCH/ PROEX/ UENF – torna pública, nos termos da presente Chamada, a divulgação para inscrições no Curso de Primavera Técnicas do artesanato intelectual: contribuições para a formação científica.

A Unidade de Formação em Pesquisas (UFP), do Centro de Ciência do Homem (CCH),  a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, os Programas de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem, Políticas Sociais e Sociologia Política da UENF tornam pública a Chamada referente ao preenchimento das vagas para o Curso de outono Análise Conteúdos com NVivo, a ser ofertado aos estudantes matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação das áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas, da Universidade Federal Fluminense(UFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no período de 26/04/2024 à 27/04/2024.

A abordagem qualitativa é voltada em obter informações sobre um processo ou fenômeno social específico, para tal, são utilizadas técnicas como entrevistas, grupos focais e questões abertas de questionários.

O software NVivo é uma ferramentas útil para análise de dados qualitativos obtidos , possibilitando a pesquisa, codificação e estruturação rápida da informação empírica em categorias significativas eficazes na análise de conteúdo, temática ou categórica. Esse software poderá ser aplicado na  análise de grandes volumes de dados, na integração de diferentes formatos (texto e imagem) e na criação de unidades de significação estruturadas.  Se tornado assim, um conhecimento essencial para diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas.

O Curso de Extensão Universitária tem carga horária total de 13 horas e é composto por três partes de conteúdos programáticos na modalidade semipresencial.

• Parte I: Carga horária: 2 horas. Dia 26/04 , das 19h às 21h. – Via Google Meet. Apresentação dosconteúdos teórico-conceituais da técnica de análise de conteúdo e suas diferentes vertentes práticas.
  • Parte II: Carga horária: 3 horas. Dia 27/04, das 09h às 12, via Google Meet e para participantes da UENF na Unidade de Formação em Pesquisa do CHH (prédio anexo). Iniciação à utilização do software, familiarização com a plataforma e carga do material a ser analisado.
  • Parte III: Carga horária 8 horas, destinadas as atividades a serem realizadas pelos discentes fora dos horários da aula com a Identificação do assunto, objeto ou tema a ser analisado, assim como do corpus documental para analisar durante o curso. Categorização e codificação dos elementos conceituais necessários.

As inscrições podem ser realizadas através do sitio eletrônico: https://forms.gle/4UQYNfWTtXsXa2qa7, no período de 16/04/2024 à 18/04/2024, seguindo as diretrizes do edital.

Leia atentamente as regras do edital retificado através do link fornecido: Curso de Outono “Analise de Conteúdos com Nvivo” (google.com)

Programa de curso: https://drive.google.com/file/d/1ICJHZw3s1_tMHI7HkNwXQ_xUP1FfbaVx/view?usp=sharing

Para esclarecimentos adicionais, por favor, entre em contato através do e-mail: ufp@uenf.br