O uso de ondas magnéticas em pesquisas de atividades sísmicas
João Bosco Maciel Filho, 25 anos, nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará e concluiu o ensino médio em colégio particular de Juazeiro. Após esse período foi para Campina Grande-PB onde prestou vestibular e começou o curso de Engenharia de Petróleo na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Depois de cursar três semestres, resolveu pesquisar sobre a UENF e resolveu fazer o ENEM.
“Obtive uma nota boa no ENEM que me possibilitou vir para a UENF e cursar Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, que é hoje o mais antigo e um dos melhores do país, além de ser situado em Campos e Macaé, uma região onde a área petrolífera é bastante forte; com isso resolvi me mudar para cá e recomeçar minha graduação”, disse ele.
João esclarece que com o tempo foi se interessando pela área de modelagem matemática (cálculo, física e álgebra), e que com a ajuda de seu orientador professor Viatcheslav Ivanovich Priimenko resolveu aceitar o desafio de ingressar na Iniciação Científica do Laboratório de Desenvolvimento de Software Científico (LDSC).
“No começo tive algumas dificuldades, pois muito do conteúdo da pesquisa eu não vi nas disciplinas da faculdade, e por ser um tema pouco estudado não há muito material disponível para servir de base; mas com a ajuda do meu orientador e co-orientador pude ir aprendendo e desenvolvendo meu trabalho”.
O estudante informou ainda que a Iniciação Científica o ajudou a desenvolver características importantes, tanto para quem vai seguir na vida acadêmica quanto para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. “Para o futuro desejo continuar trabalhando na minha pesquisa, quem sabe em uma pós-graduação, estudando mais a fundo e desenvolvendo casos mais complexos”.
Conheça a pesquisa
Na UENF João Bosco está desenvolvendo o trabalho de Iniciação Científica denominado “Análise da Propagação de Ondas Magnéticas e Elásticas em Meios 1D”, sob a orientação do professor Viatcheslav Ivanovich Priimenko, e com a coorientação do doutorando David da Costa de Pinho. As atividades de pesquisa são desenvolvidas no Laboratório de Desenvolvimento de Software Científico – LDSC, no Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF.
João Bosco explica que o contexto da pesquisa, nas atividades de exploração de petróleo, apresenta o método sísmico. Este consiste na geração de ondas elásticas artificiais que se propagam através do subsolo; ao atingir a interface entre dois meios diferentes, parte de sua energia é refletida de volta para a superfície onde é captada, e a outra parte é refratada para o meio inferior.
“Alguns estudos apresentam teorias a respeito da interação entre ondas elásticas e as deformações causadas por elas, em um meio com campos eletromagnéticos. Uma delas é a teoria baseada no Efeito Magneto-Elástico, onde os campos eletromagnéticos são gerados pela oscilação mecânica”, define o estudante.
O estudante acrescenta ainda que dentro desse estudo foi proposto um modelo matemático para determinar o campo elástico e o campo eletromagnético gerados e a interação entre eles. “O meu trabalho é desenvolver uma solução numérica (aproximada) para este modelo matemático já que ele não apresenta solução analítica (exata), criando um código computacional eficiente, e com isso fazer uma série de simulações com meta de criar um arquivo de dados para a avaliação do processo de propagação das ondas elásticas e magnéticas acopladas em meios 1D”, informou.
“Esta pesquisa pode ser encaixada nas atividades sísmicas, pois elas tratam de ondas elásticas se propagando em um meio condutivo na presença de campos magnético externo, o campo magnético da terra”, conclui o estudante.
Por Jane Ribeiro