Eu vivi, eu conto

Estudantes contam como a Iniciação Científica e Tecnológica contribuiu para o ingresso na pós-graduação

“A IC foi uma ótima oportunidade de inserção no meio científico. Ela é fundamental para que o aluno entenda como desenvolver uma pesquisa científica e os fundamentos por trás de cada técnica experimental. A IC nos dá amadurecimento e responsabilidades que nos embasam fortemente como cientistas. Além disto, durante este período somos familiarizados com artigos científicos, congressos e escrita técnico-científica. Essa vivência é fundamental na seleção de novos estudantes na pós-graduação. Os conhecimentos obtidos na IC foram essenciais para o desenvolvimento do meu atual projeto no mestrado em Biociências e Biotecnologia”.

Sarah Rodrigues Ferreira / Mestranda em Biociências e Biotecnologia.


“Na condição de bolsista de IC tive a experiência que colaborou para a minha formação acadêmica, com experiências que incrementaram meu currículo (me ajudando a conseguir a aprovação em 1º lugar na seleção de mestrado ao mesmo tempo em que concluía a graduação) e, me deram uma melhor bagagem para a pós-graduação. A experiência adquirida na Iniciação Científica foi inclusive primordial para que eu conseguisse fazer o mestrado em três semestres e ingressar no doutorado neste mês de março”.

Lucas Carneiro / Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais.


“A Iniciação Cientifica foi um momento ímpar na minha vida acadêmica. Eu o considero como um divisor de águas que me fez querer e me incentivou a entrar na pós-graduação. Durante a IC tive a oportunidade de experimentar e vivenciar a ciência em diferentes âmbitos: idas ao campo, congressos, cursos de verão e trabalhos que foram apresentados no exterior. O aluno de IC consegue ver a construção da Ciência e sua consolidação. Além disso, tenho uma orientação competente, parceira e que ama a ciência tanto quanto eu”.

Vitor Cyrino / Mestrando em Ecologia e Recursos Naturais.


 

“Participar do programa de Iniciação Científica da UENF, eleito três vezes o melhor do país, enriqueceu minha formação de diversas formas. Primeiro, a oportunidade de integrar um grupo de pesquisa e viver a rotina de um laboratório de bioquímica proporcionaram ambiente de pleno amadurecimento científico. Aprender metodologias, valores e ter acesso a equipamentos modernos sob a orientação de um professor doutor são fatores que me proporcionaram confiança na formação profissional. Assim, o trabalho assíduo no meu projeto de IC garantiu a alta qualidade do meu trabalho de conclusão de curso e o ingresso na pós-graduação”.

Lucas Rodrigues Xavier / Mestrando em Biotecnologia Vegetal.


 

“A Iniciação Científica foi uma oportunidade única na minha vida, por meio da qual eu pude desenvolver o meu próprio projeto de pesquisa, tendo sempre o auxílio do meu orientador, o que possibilitou a minha inserção na carreira acadêmica, e contribuiu para que eu de fato decidisse permanecer nessa área. Além disso, a minha experiência na Iniciação Científica auxiliou de modo significativo o meu ingresso na Pós-Graduação, devido ao costume de ler artigos científicos, escrever textos, desenvolver pesquisa, entre outros. Sou muito grata à Iniciação Científica por todo crescimento e conhecimento adquirido durante esse período”.

Érica da Silva Andrade Maciel/ Mestranda em Ecologia e Recursos Naturais.


“A Iniciação Científica foi a mais importante ação de formação da qual pude fazer parte. Me proporcionou conhecer a fundo um projeto de pesquisa e entender outros dentro da universidade. A oportunidade de pesquisar fez com que o meu aprendizado ficasse mais significativo. Hoje como aluna de pós-graduação, reconheço que obtive um crescimento pessoal e profissional, me sinto mais capacitada, tenho mais segurança e autonomia para desenvolver a minha pesquisa. Difícil me imaginar sem ter passado pela Iniciação Científica”.

Jussara Silva – Doutoranda em Biotecnologia Vegetal.


“A Iniciação Científica teve um papel fundamental na minha formação. Durante o programa tive compromissos e prazos a cumprir. A responsabilidade de elaborar um projeto de pesquisa, relatórios e participar de eventos científicos, me mostrou o mundo da ciência na prática. Assim, pude entender como funciona a academia e ter certeza de que era o caminho que queria seguir. Optei for fazer pós-graduação com muito mais segurança”.

Sônia Guimarães / Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais.


“Na Iniciação Científica pude desenvolver habilidades como a autonomia e o pensamento crítico para a solução de problemas que envolviam o estudo. É uma grande oportunidade para o amadurecimento do método científico, aplicar a observação, experimentação e a discussão dos dados obtidos. Com isso, pude trocar experiências com outros estudantes, conhecer o trabalho de diversos professores da pós-graduação e seus laboratórios de pesquisa. Sem dúvida, é a porta de entrada para a Ciência.”

Sara Nállia de Oliveira Costa / Mestranda no Programa de Biociências e Biotecnologia.


“A Iniciação Científica me proporcionou experiências indescritíveis tanto para desenvolvimento pessoal quanto profissional. O ingresso na IC possibilita adquirir conhecimento e utilizá-lo em nossa área de atuação, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro da universidade. A IC foi um marco para minha decisão em seguir a carreira acadêmica e assim fazer o mestrado, pois foi através dela que pude perceber o quão é fundamental a ciência para a sociedade”.

Juliana Lopes Moraes / Mestranda em Biotecnologia Vegetal.