Metodologias de ensino da Língua Portuguesa na Alfabetização e Letramento
A estudante Ananda Dias Barcelos, 21 anos, é de Campos dos Goytacazes e começou cedo a graduação. Ela entrou na UENF aos 18 anos para cursar licenciatura em pedagogia. No 2º período, iniciou a Iniciação Científica.
“Desde cedo sabia que queria estudar na UENF e aqui me sinto em casa. Quanto ao curso eu não estava tão certa assim, porque me via em várias profissões; o que eu queria era fazer a diferença na área em que atuasse. Sempre me interessei por problemas sociais, escutar as pessoas, estar presente na luta contra os problemas ambientais diversos e de proteção animal, até levar os benefícios da leitura para crianças. Minha mãe e a minha madrinha, pedagogas e psicopedagogas me deram muita força”, explica.
Para ela, a inserção na IC foi essencial para o crescimento tanto acadêmico, quanto pessoal. “Apesar da triste e grande desvalorização deste campo, a educação é a única carreira na qual eu posso estar presente em todas as áreas, fazer a diferença e me sentir realizada. Acredito que somos reconhecidos pelo bom trabalho que fazemos e pelos conhecimentos adquiridos. E depois que me tornei bolsista da Iniciação Científica percebi que era uma oportunidade de ver, através da leitura, pesquisa e investigação, os problemas de forma mais transparente. Dessa forma, não tenho dúvidas do quanto a minha escolha de contribuir para os estudos da língua falada e escrita veio agregar positivamente na minha futura profissão”, explica.
Conheça a pesquisa
O plano de trabalho desenvolvido pela Ananda no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), do Centro de Ciências do Homem (CCH), orientada pela professora Eliana Crispim, trata do tema “As metodologias de ensino da Língua Portuguesa no processo de Alfabetização e Letramento: os saberes dos professores da Educação Básica Municipal de Campos dos Goytacazes – RJ”. A estudante apresentou os primeiros resultados da sua pesquisa no CONFICT de 2019. O objetivo tratava de investigar e estudar as metodologias de ensino utilizadas por professores alfabetizadores da educação básica Municipal de Ensino de Campos dos Goytacazes, partindo da curiosidade de estudar tais metodologias e entender a permanência dos métodos tradicionais.
O trabalho também propõe analisar de que forma os professores da educação básica de Ensino de Campos dos Goytacazes concebem o processo de alfabetização e letramento no desenvolvimento da competência comunicativa discente. Além disso, estudar a variação linguística na cidade de Campos dos Goytacazes e investigar de que forma os alfabetizadores trabalham a importância dessas variedades, já que o preconceito linguístico é algo tão notado e prejudicial no processo de ensino e aprendizagem do educando. O processo metodológico da pesquisa foi baseado nas seguintes etapas: entrevistar 10 professoras alfabetizadoras do município de Campos registrando a escrita e a fala das mesmas através de gravador, transcrever as gravações das entrevistadas, e a partir das transcrições, analisar os conteúdos para concluir os resultados. Os resultados serão apresentados no CONFICT 2020.
“Essa é uma pesquisa bastante desafiadora, pois é difícil lutar contra as imposições da fala e escrita feitas pelas normas gramaticais tão rígidas e segregacionistas, e encontrar formas de alfabetizar sem impor a “forma certa” ou “errada” de falar respeitando a cultura de cada um, informou a estudante.
Por Jane Ribeiro