Mais um sucesso do Congresso remoto
A Profa. Marilvia Dansa, coordenadora do PIBIC/ UENF, destaca que, atualmente, o CONFICT é o maior evento científico do interior do estado do Rio de Janeiro. “A participação intensa dos estudantes é a sua marca registrada. Fiquei surpresa com o grande número de inscritos, de trabalhos apresentados e a grande presença dos estudantes nas atividades. As salas das apresentações orais dos trabalhos ficaram cheias e não registramos nenhuma falta, o que mostra o comprometimento dos estudantes e orientadores, mesmo em uma situação difícil como a que vivemos. Isso indica que a comunidade ‘uenfiana’ está viva, e também sinaliza que temos uma nova geração que sabe a importância da Ciência, que segue resistindo, fazendo pesquisa de qualidade e mostrando seu trabalho”, declarou a professora.
O incentivo à produção científica é um dos objetivos desse grande evento. A adesão foi ainda maior que no ano anterior, pois, no modelo remoto, foi possível alcançar estudantes de todo o país. Os trabalhos inscritos garantiram grande público. Nas salas virtuais, foi contabilizado um fluxo de participantes que variou entre 80 e 100 pessoas assistindo simultaneamente às apresentações. “Em mais um grande momento de trabalho em conjunto, contando com a parceria das instituições IFF e UFF, tivemos um total de 1.317 resumos submetidos, 2.000 inscrições no evento, e palestrantes de renome com temas atuais e relevantes para o momento. Todo esse resultado ratifica a certeza do trabalho em equipe, do cuidado e dedicação com a qual tratamos nossos Congressos. Certamente, foi mais um ano de sucesso, em que nossos estudantes, de iniciação científica e de pós-graduação, frente a uma pandemia, dedicaram-se a participar e a ajudar, tornando nossas instituições vivas e resilientes” relata a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação e professora da UENF, Profa. Maura Da Cunha.
Buscando refletir a respeito das mudanças pelas quais o fazer científico passou e passará nos próximos anos, o tema “Desafios da Ciência no Pós-Pandemia” proporcionou aos estudantes a oportunidade de mostrar que, diante de qualquer contexto, as pesquisas continuam em andamento para garantir o desenvolvimento do país. A participação ativa dos estudantes de pós-graduação também foi um grande marco.
“Não podemos esquecer que, devido à pandemia, o penúltimo CONPG ocorreu em outubro de 2020 e, mesmo dentro de um período relativamente curto, nossos alunos nos abraçaram, e responderam de forma extremamente positiva ao nosso chamado para participação do VI CONPG. Tivemos cerca de 640 resumos de pós-graduação da UENF submetidos, o que nos remete que a nossa pós-graduação, mesmo passando por momentos tão adversos, é resistente e mantem-se produtiva. Não podemos esquecer de todo o apoio dos Programas de pós-graduação, em especial dos coordenadores e avaliadores que estiveram presentes e tornaram esse evento extremamente enriquecedor. Todos nós torcemos por um retorno de atividades presenciais em nossos Congressos, torcemos pelos reencontros e abraços ao final de cada atividade, mas mesmo dentro de um formato remoto ficou claro o brilho e a alegria de nossos estudantes em poderem participar deste momento. Eu realmente vejo com alegria e sucesso todas as nossas atividades, vejo com esperança e determinação que o próximo CONPG também irá superar nossas expectativas. E, finalizando, quero agradecer, mais uma vez, aos estudantes da UENF, do IFF, da UFF e a todos que participaram, pois, para a realização desse trabalho tão gratificante, apenas o esforço e a união de uma grande equipe poderiam garantir o sucesso”, declarou a assessora da pró- reitoria de pesquisa e pós-graduação e professora da UENF Valdirene Moreira Gomes no encerramento do evento, transmitido pelo YouTube do Cine Darcy.