A abertura
Sob moderação do cerimonialista da UENF, Pedro Alves Cabral Filho, a abertura do Congresso contou com a participação dos reitores das Instituições promotoras do evento: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF). A abertura foi marcada pelo discurso motivador dos representantes de cada instituição, evidenciando a importância da Ciência diante do contexto atual.
As falas foram direcionadas aos jovens pesquisadores que vêm contribuindo por meio de suas produções. Prof. Raul Palacio, reitor da UENF, destacou os mais de 1300 trabalhos inscritos no evento: “Para todos que estão assistindo, gostaria de deixar uma mensagem de esperança: vai passar! E nós temos que nos preparar para este futuro e esse evento é um exemplo disso. Estamos muito orgulhosos do trabalho que a comunidade universitária e as instituições públicas estão fazendo durante esse período de pandemia.”
Celebrando mais um ano de parceria entre as três Universidades, a Profa. Andrea Brito Latge, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense, falou sobre a relevância do CONFICT e do CONPG: “Realmente fico muito feliz de ver esse evento se prologando. Essa continuidade mostra que esses eventos são ações muito importantes para atrair jovens estudantes e para promover o desenvolvimento da ciência a nível regional.”
O reitor do Instituto Federal Fluminense, Prof. Jefferson Manhães, parabenizou toda a equipe envolvida na organização dos eventos e ressaltou o papel dos estudantes nessa caminhada rumo ao conhecimento: “Esse evento é uma demonstração da inteligência construída em nossas instituições, sendo transbordada para a sociedade”.
Em um momento de grandes mudanças, precisamos acreditar na Ciência e naqueles que a conduzem. A população externa ao meio acadêmico precisa, mais do que nunca, estar por dentro do que as universidades estão produzindo. O CONFICT e o CONPG cumprem, além de tudo, um papel muito importante na disseminação do conhecimento para além dos muros das instituições.