“Temos todo um mundo a refazer”

No dia 20 de junho, a programação do XIV CONFICT & VII CONPG teve seu início oficial. Diferente do formato dos dois últimos anos, o evento aconteceu de forma híbrida: com programação on-line e presencial.
Com o tema “100 anos de Darcy Ribeiro: ‘Temos todo um mundo a refazer’”, o evento propôs pesquisas e reflexões sobre o papel de Darcy Ribeiro na fundação da UENF e seu legado para a Ciência e a Educação e para o desenvolvimento do país. O evento também garantiu muito aprendizado com a variedade de temas apresentados por meio de palestras, apresentações de trabalhos e programações culturais que se estenderam até o dia 24 de junho. A transmissão da programação on-line aconteceu pelo Youtube, pelo Facebook, no canal do Cine Darcy, e por meio de web conferências, no Google Meet e Zoom, onde foram apresentadas as pesquisas desenvolvidas nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e de Pós-Graduação da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).O “Esquenta CONFICT E CONPG”

No primeiro dia, o chamado “Esquenta CONFICT e CONPG”, contou com 36 minicursos oferecidos à comunidade nos turnos matutino e vespertino. Os minicursos ministrados abarcaram as mais diversas áreas, como literatura, escrita científica, inovação científica e tecnológica, educação, entre outras. Durante o período de inscrição, as vagas foram preenchidas rapidamente e a adesão foi muito satisfatória.

A abertura

A abertura oficial aconteceu no dia seguinte (21/06) e contou com a participação dos reitores da UENF, da UFF e do IFF, as instituições promotoras do evento: Prof. Raúl Ernesto López Palacio (UENF), Prof. Jefferson Manhães de Azevedo (IFF) e o Prof. Antonio Claudio da Nóbrega (UFF).

Participou também a diretora da UFF-Campos, Prof.ª Ana Maria Almeida da Costa (UFF).

Cada representante teve a oportunidade de discursar e, abrindo este momento, o reitor da UENF, Prof. Raúl Ernesto López Palacio, manifestou grande esperança e expectativa para os próximos anos do evento, confiante de que, em breve, teremos uma edição totalmente presencial.

O Prof. Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense, aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para a importância da educação frente a problemas que voltaram a assolar a população brasileira, como a miséria, a fome, o desmatamento e a evasão escolar.

“Vamos    gerar    gerações    mais    fortes    na produção científica!“

– Prof. Jefferson Manhães de Azevedo.

A Prof.ª Ana Maria Almeida da Costa (UFF), diretora da UFF em Campos dos Goytacazes, chamou a atenção para a relevância de um evento como o CONFICT e o CONPG e a união das três instituições em prol da Ciência mesmo com as insistentes forças contrárias.

Em seu discurso, o reitor da Universidade Federal Fluminense, Prof. Antonio Claudio da Nóbrega, salientou o papel social das instituições na construção de uma rede de conhecimento e educação, que influencia positivamente na vida das pessoas.

Apresentação dos trabalhos dos estudantes

Nos dias 21 e 22, os alunos dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica das três instituições apresentaram   suas   pesquisas em salas virtuais, divididas por áreas do conhecimento.

Os trabalhos foram apresentados em salas virtuais no Google Meet, com a participação de professores mediadores, avaliadores, orientadores, estudantes e público em geral, chegando a alcançar mais de 80 pessoas simultaneamente em algumas salas.

No penúltimo dia do Congresso, as apresentações das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-graduação da UENF, do IFF e da UFF foram iniciadas. As apresentações orais mostraram o alto nível das pesquisas realizadas na UENF. “Tivemos a participação de 20 avaliadores externos e quarenta e cinco avaliadores internos que julgaram os trabalhos apresentados oralmente e em banners. Os comentários e sugestões dos avaliadores são de grande importância para a formação dos estudantes e ficamos muito satisfeitos com o engajamento de toda a comunidade da UENF nesta edição do CONFICT.”, conta a Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gaglianone.

Nos demais dias do evento, as apresentações dos trabalhos, tanto da Iniciação Científica, quanto da Pós-graduação, ocorreram nos turnos da manhã e da tarde.

 

 

 

Palestras

A Conferência de Abertura no dia 21, foi ministrada pelo Professor titular da UFRJ, Dr. Roberto Leher. A palestra teve como tema “Darcy Ribeiro e o Projeto Autopropelido da Nação”. O Prof. Dr. Leher chama a atenção para os aspectos que avançaram e os que retrocederam na educação brasileira, tendo como base aquilo que foi disposto e discutido por Darcy Ribeiro. O título de sua palestra, o qual menciona o termo autopropelido, refere- se ao impulso, ao avanço tão desejado por Darcy.

“As nossas universidades precisam estar harmonizadas em um movimento de um projeto autopropelido de nação.”, diz Roberto Leher em resposta a uma pergunta a respeito do que pode ser feito para planejar um crescimento que saia do plano das ideias.

O professor propõe uma reflexão a respeito do papel das nossas universidades brasileiras atualmente e destaca a importância de eventos como o CONFICT-CONPG para discutir temas tão relevantes como esse.

As interações por meio do chat e da caixa de perguntas foram constantes, tornando esse momento proveitoso e de grande aprendizado. Segundo    informações    fornecidas    durante a palestra, 307 pessoas acompanharam simultaneamente por meio da plataforma Zoom.No dia 22, foi a vez da Prof.ª Dr.ª Andrea da Poian, da UFRJ, apresentar a palestra intitulada “Ser Cientista É Coisa de Criança!! – Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”.

A Prof.ª Andrea iniciou a palestra mostrando dados preocupantes a respeito da relação dos alunos da educação básica com a ciência. “O ensino de ciências está desconectado do fazer científico.”, revela ao enfatizar que não adianta apenas obter a informação, o aluno precisa aprender a interpretar e a ressignificar aquele conhecimento.

Além disso, a Prof.ª Andrea evidenciou uma série de projetos que visam ao protagonismo do aluno, como o projeto “Ser Cientista”, em que os alunos puderam conhecer na prática os métodos para descobrir os venenos de serpentes.

Um destaque da palestra foi para o fato de que ela não se direcionou apenas à formação científica dos alunos, mas também dos professores, a fim de ampliar os horizontes daqueles que são responsáveis por repassar o conhecimento a partir de uma eficaz transposição e não meramente a reprodução de conceitos descontextualizados.

A interação dos participantes da palestra foi fundamental para o sucesso de mais esse dia de congresso, contabilizando 210 participantes simultâneos na exibição por meio da plataforma Zoom.A Prof.ª Adélia inicia sua palestra falando a respeito de Darcy Ribeiro e sua trajetória de maneira detalhada e analítica, buscando evidenciar uma das mais brilhantes mentes de nossa história. “Darcy foi um homem crítico e de trabalho.”, disse a palestrante ao refletir sobre o papel de Darcy no contexto educacional.

Ao falar da trajetória de Darcy Ribeiro, a prof.ª Adélia revela que ele tornou-se ainda mais conhecido por, mesmo em exílio, conseguir revolucionar a Universidade Brasileira, propondo ideias inovadoras que habitam entre nós, mesmo que de forma sutil. Parafraseando Darcy, a palestrante diz que “não se pode falar em universidade sem falar em sociedade.”, o que é muito pertinente, tendo em vista que o espaço da universidade deve servir à sociedade que, por sua vez, retorna à ela com inquietações em um ciclo sem fim de desenvolvimento.

Por fim, a Prof.ª Adelia propõe que Darcy era, além de tudo, um homem de seu tempo, que, além de visionário, também buscava compreender o passado, a fim de impulsionar o presente e futuro. A palestra contou com 183 participantes no Zoom.

No último dia do evento, tivemos as últimas apresentações das pesquisas da Pós-graduação pela manhã. Durante a tarde, ocorreu a palestra de encerramento com a participação da Prof.ª Dra. Yolanda Lima Lobo, da UENF. O tema foi “Em sete lições: o legado do Professor Darcy Ribeiro”.

Em sua palestra de encerramento, a Prof.ª Yolanda reúne os principais feitos de Darcy Ribeiro, seu grande legado. Partindo da literatura, fomentada por ele com grande empenho, principalmente no período em que esteve em exílio, até o seu olhar voltado às questões sociais do Brasil.

A Prof.ª Yolanda evidencia a preocupação de Darcy com o contexto educacional daquela época, que não estabelecia nenhum vínculo com a ciência e, inconformado, resolve se debruçar e se dedicar a restaurar as escolas brasileiras.

No entanto, o exílio fez com que ele se afastasse de seu projeto. Ao retornar, ele retoma a iniciativa. A palestrante cita o seminário promovido por Darcy junto aos professores estaduais chamado “Vamos passar a escola a limpo?”, no qual diversas reflexões sobre o modelo de escola vigente foram discutidos em prol do avanço. Darcy, então, usa a pesquisa para mostrar a realidade do ensino no Rio de Janeiro, por meio do INEP e do IBGE. Ele percebeu que era preciso facilitar o acesso à educação, construindo, futuramente, os CIEPs, que rendeu resultados positivos vistos até os dias atuais. No chat, os telespectadores interagiram a respeito da luta de Darcy Ribeiro pela educação com elogios, disseminando um sentimento de orgulho, uma vez que, hoje, podemos continuar o legado de Darcy por meio das pesquisas dentro das universidades. Com um público simultâneo de 155 participantes pelo Zoom, o ciclo de palestras foi encerrado com sucesso.

Apresentação cultural
Na programação presencial/híbrida, as apresentações culturais ficaram a cargo do Cine Darcy, com a “Mostra de Cinema Brasil Interior”, exibida em sessões ao final de todos os dias do congresso.
A abertura da “Mostra de Cinema Brasil Interior”, em comemoração ao centenário de Darcy Ribeiro, contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão da UENF, Olney Vieira da Motta. “Essa Mostra Brasil Interior tem tudo a ver com o espírito de Darcy Ribeiro […]”, diz Olney no ato da abertura, referindo-se ao fortalecimento que Darcy ofereceu no âmbito cultural de nossa região.

Encerramento

Durante o encerramento do Congresso, no dia 24, ocorreu a divulgação dos trabalhos premiados pelos comitês avaliadores.

Os premiados nas modalidades de comunicação oral e banners foram anunciados em uma conferência exibida remotamente, que foi assistida simultaneamente por cerca de 547 pessoas, conforme aponta a gravação da conferência na plataforma YouTube.


Retornar à home da Revista