Autoavaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação (PIBi-UENF)
A autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio, por vezes também chamada avaliação interna ou avaliação institucional, quando referida às organizações. Seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Uma vez que é planejada, conduzida, implementada e analisada por pessoas elas próprias formuladoras e agentes das ações a serem avaliadas, a autoavaliação possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão. Em outras palavras, a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica. A comunidade tem a titularidade da avaliação. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais (CAPES, 2019).
Desta forma, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Norte Fluminense (PIBi-UENF), desenvolveu uma ampla autoavaliação diagnóstica do programa, na qual foram convidados a participar os alunos ativos, egressos e orientadores que participam do programa. Através destes resultados será possível um diagnóstico preciso do programa, com objetivo de determinar aprimoramentos e delinear novos rumos. A ideia é que o processo de autoavaliação seja realizado de forma constante, através de ciclos avaliativos do programa, possibilitando a coleta de dados em série histórica, tornando-se assim uma ferramenta institucional importante ao desenvolvimento do programa.
O processo foi conduzido pela coordenação geral do PIBi-UENF, com auxílio da equipe do projeto de extensão da revista ”Conhecendo a Ciência” durante os meses de Agosto e Setembro de 2024, culminando da divulgação dos resultados, disponíveis nos links abaixo:
Resultado da Autoavaliação 2024 – Orientadores Ativos
Resultado da Autoavaliação 2024 – Alunos Ativos
Resultado da Autoavaliação 2024 – Alunos Egressos