A pesquisa científica em novo cenário
Desde o início da pandemia da COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, o mundo vem sentindo, além dos impactos de ordem epidemiológica, interferências nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos. Na ciência, por exemplo, a sociedade testemunhou a grande demanda por estudos e resultados. Com a mudanças em nossa realidade, inúmeros desafios surgiram diante de pesquisadores de todas as áreas, inclusive da UENF. Em reunião realizada no dia 13 de março de 2021, bolsistas, voluntários e orientadores do PIBI-UENF responderam a um questionário com nove perguntas para avaliar o impacto da pandemia nas atividades desenvolvidas pela comunidade da UENF no âmbito da Iniciação Científica e Tecnológica. Com um total de 277 respostas, os participantes relataram as principais dificuldades que enfrentam. Dentre os relatos, chama atenção o grande número (154) que enfrenta dificuldades para acessar os laboratórios e/ou equipamentos devido ao necessário isolamento social. Observa-se que 56% dos participantes do questionário relataram a necessidade de adaptar metodologias para atenderem às medidas de segurança adotadas no combate à doença.
Além dos problemas citados, 45 participantes relataram ter problemas com a internet, dificultando o andamento de muitas pesquisas. No atual contexto, em que todo o trabalho precisou ser informatizado, a internet tornou- se indispensável na rotina de estudantes e profissionais, uma vez que o termo home office, emprestado do inglês, passou a fazer parte da realidade das pessoas. O questionário também deu espaço para que os participantes detalhassem as dificuldades e relatassem outros problemas além das opções apresentadas.
Grande parte citou a impossibilidade de locomoção, questões financeiras, tempo para realizar as tarefas do projeto de pesquisa, demanda de estudos e dificuldades para coletar dados em campo. Porém, mesmo diante de tantos empecilhos, não houve nenhum relato de projeto totalmente interrompido. As pesquisas teóricas, revisões de literatura e publicação de artigos são prioridades, agregando conhecimento enquanto não retornam as atividades presenciais.
Dessa forma, a importância de contribuir para a ciência pela divulgação das pesquisas já realizadas e em andamento torna-se ainda mais evidente, tendo em vista a grande demanda pela informação científica de qualidade.
Pensando nisso, a revista Conhecendo a Ciência inicia, nesta edição, a seção “Conquistas e Resultados”, com o objetivo de valorizar a participação dos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica nas publicações em revistas científicas e capítulos de livros. Caso você, estudante de IC/IT, tenha participado de alguma pesquisa que resultou em uma publicação, entre em contato conosco pelo e-mail revista.pibict@uenf.br para divulgarmos o seu trabalho. A produção científica continua a todo vapor!