Ciência e cultura em prol do conhecimento
O senso comum prega que a ciência tem por base a razão e a busca incessante pelo conhecimento, enquanto as emoções ficam a cargo da arte. No entanto, pouco se reflete a respeito da relação entre uma coisa e outra.
No mês em que a Villa (como é carinhosamente chamada a Casa de Cultura Villa Maria pelos campistas) completa 28 anos, o destaque vai para o projeto desenvolvido na antiga residência de Maria Queiroz de Oliveira, a “Finazinha”. Intitulado “Gestão Cultural da UENF 2020-2023”, o trabalho vinculado à Assessoria de Cultura da UENF tem como objetivo promover ações culturais a partir da articulação entre a UENF, o IFF e a UFF.
“O projeto está sendo desenvolvido a partir de interações interinstitucionais entre UENF, UFF e IFF, além da interação com movimentos artísticos e culturais atuantes na região geográfica de influência da UENF. Busca-se integrar as atividades culturais aos equipamentos de Cultura da UENF para fins de promover a cidadania cultural e o desenvolvimento regional. Dentre estes equipamentos culturais da UENF, destacam- se: um espaço de exposição, uma sala de cinema, o auditório multiuso, que se encontra integrado ao Centro de Convenções, e a Casa de Cultura Villa Maria.”, detalha a professora Maria Priscila Castro, assessora de cultura da UENF.
O projeto desenvolvido conta com a ação de estudantes das três instituições. Essa participação ativa oportuniza um aprofundamento dentro da área de conhecimento de cada um. Trata-se de poder aplicar, ainda na graduação ou pós-graduação, o que é aprendido nas salas de aula. Há, portanto, oportunidade para bolsistas de Iniciação Científica e Extensão, que estejam ligados à UENF, ao IFF ou à UFF, e de bolsistas da modalidade Universidade Aberta.
“As ações contam com a participação de Bolsistas Extensão, nas categorias discente UENF e Universidade Aberta (ensino médio e superior), que atuam junto com bolsistas de Iniciação Científica com bolsas da UFF e os funcionários da UENF lotados na CCVM.” explica a Prof.ª Maria Priscila.
O Cine Darcy
Consiste na exibição de conteúdos audiovisuais, que sustentam debates sobre o cinema nacional em diversas perspectivas, contemplando seu caráter político, regional, estético e pedagógico. Já o Cine Darcyzinho tem em seu escopo o debate do cinema infanto-juvenil, tomando como centro de suas atividades a reflexão sobre a infância e a juventude.
O Cine Darcy teve uma participação especial na programação cultural do XIII CONFICT, oportunizando estudantes de IC/ IT a participarem de temáticas importantes em ações culturais. Duas mostras de cinema foram realizadas nesse congresso: “Mostra de Cinema Paraense” e a “Mostra Cinema e Periferias”, ambas como parte da programação.
Organização dos Acervos da CCVM
A fim de manter viva a história de Campos dos Goytacazes, este projeto objetiva organizar o acervo documental, bibliográfico, iconográfico e de objetos da Villa, possibilitando a ampliação do acesso à informação de obras, documentos, imagens e objetos que têm valor artístico e cultural para Campos dos Goytacazes, com o intuito de estimular o reconhecimento da importância que este município tem na formação cultural do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Inclusive, na última edição da Revista Conhecendo a Ciência (edição 34/Out 21), a pesquisa da estudante de IC, Taiany Felipe de Oliveira, intitulada “Pesquisa Histórica com base nos documentos artísticos (teatro) do acervo da Casa de Cultura Villa Maria/ UENF”, sob orientação da Prof.ª Simonne Teixeira foi destaque na seção dos premiados do XIII CONFICT, enfatizando o importante trabalho realizado.
Finazinha Convida
O projeto Finazinha Convida é uma ação para divulgar as produções artísticas, científicas, políticas e culturais locais, regionais e nacionais.
A primeira sessão aconteceu no dia 14 de setembro de 2021 com o lançamento do livro “Lascas de Lembranças” da poetisa e professora da UENF Kátia Valevski. Para marcar o aniversário da criação da Villa, uma programação contou com o “Finazinha Convida” no dia 11 de dezembro de 2021.
A Casa de Cultura Villa Maria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, ao longo dos anos, tornou-se uma referência na divulgação da produção cultural regional, nacional e internacional, em suas diversas manifestações, sempre promovendo e incentivando a transmissão de conhecimento e a valorização do patrimônio cultural e artístico nacional.