Estudo investiga as proteínas SERCA em busca de estratégias para melhor eficácia de quimioterápicos

Muitas vezes, as oportunidades e experiências vindas ainda na educação básica podem ser decisivas na escolha da área de atuação de um estudante no futuro. Glenerson Baptista, natural de Rio Novo do Sul (ES), está se formando no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na UENF e conta um pouco de sua trajetória até o tão sonhado diploma.

“Minha formação sempre foi pela rede pública de ensino e foi durante o Ensino Médio, que cursei no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, campus Cachoeiro de Itapemirim, que fui apresentado à ciência e confesso que me apaixonei. Graças ao IFES consegui ingressar em uma universidade pública de qualidade e, graças a UENF, hoje posso dizer que sou um Biólogo, não só no papel, mas em essência, um verdadeiro profissional e amante das Ciências Biológicas.”, conta o estudante, que pretende seguir com os estudos na UENF até o doutorado.

Glenerson conta que a UENF foi sua primeira escolha, pois, além de ter o curso de seu interesse, também é destaque em qualidade. Além disso, o estudante revela que via o doutorado como algo inalcançável, até ingressar na Iniciação Científica e perceber que não era algo tão distante assim.

“Sou muito grato ao programa de IC da UENF, pois foi através dele que tive a oportunidade de conhecer técnicas de bioinformática, microscopia, bioquímica e biologia celular e molecular. Tive a oportunidade de apresentar meu trabalho de IC em diversas universidades do nosso país e tive a honra de ganhar alguns prêmios, como esse último do CONFICT. Fico muito lisonjeado, acredito que a premiação incentiva a busca por mais conhecimento, além de ser um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.”, destaca.

Glenerson foi premiado no XIV CONFICT 2022 e conta que foi graças a IC que se descobriu ainda mais na ciência, além de ter tido contato direto com cientistas, o que antes achava tão distante de sua realidade.


Retornar à home da Revista