Excelência da Iniciação Científica no CBB e na Uenf

Representantes do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBICT), as Prof. Dras Érica de Oliveira Mello e Dora Maria Villela José contam, nesta entrevista, um pouco das pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas no CBB, os avanços e os destaques conquistados neste ano. 

O Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) abrange pesquisas de Iniciação Científica nas mais diversas áreas. No ramo das Biociências, pesquisas voltadas à área da saúde incluem desde a análise de moléculas e compostos sobre diferentes patógenos e modelos de estudos tanto in vitro quanto in vivo, a estudos relacionados à epigenética para a caracterização genômica em síndromes e transtornos, ao isolamento e cultivo de células-tronco tumorais visando uma terapia alvo em diferentes tipos de tumores, até mesmo a produção de curativos de colágeno para o tratamento de lesões causadas por parasitas, dentre outras. Já as pesquisas voltadas para o campo incluem, dentre outras, desde micropropagação de espécies, estudos relacionados à morfogênese e embriogênese de plantas de grande importância econômica, à seleção de microrganismos promotores de crescimento vegetal.
Na área de Ciências Ambientais, também temos pesquisas atuantes em uma gama ampla do conhecimento, envolvendo estes estudos desde a área marinha, aquática continental e terrestre, com enfoques nas áreas de conhecimento da biogeoquímica, dinâmica populacional, ecologia de comunidades vegetal e animal, evolução, biologia da conservação, enfim inúmeras áreas que se inserem na Ecologia. Tais pesquisas fazem com que os alunos tenham contato com as diferentes etapas dos trabalhos relacionado, no campo, laboratório, análises de dados e escrita científica.

Amplitude de projetos

Muitas das pesquisas coordenadas pelos docentes do CBB estão inseridas em projetos amplos consolidados, grande parte destas ligadas com os nossos cursos de pós-graduação, muitos deles de amplitude nacional ou mesmo internacional, possibilitando a nossos bolsistas a integração com grupos de pesquisa de reconhecimento e a integração com cientistas renomados. A maioria das pesquisas nas quais os bolsistas de Iniciação Científica do CBB participam, culminam em resultados que são publicados em periódicos conceituados nacional e internacionalmente e em apresentações destes em eventos científicos de cunho regional, nacional e internacional. Desta forma, temos a certeza de que os nossos bolsistas de Iniciação Científica, ao final de seu ciclo de bolsa, estarão de alguma forma inseridos em pesquisas científicas de alta qualidade e estarão certamente com um conteúdo e prática capazes de prepará-los para iniciar na pesquisa científica, tal qual é o objetivo do Programa de Iniciação Científica da UENF.

Experiências como representes do CBB no PIBICT

Estamos há quase um ano como representantes do CBB no PIBICT e podemos observar que cada vez mais um número maior de alunos se inscreve nos editais para concorrer a uma bolsa ou até mesmo como voluntários do Programa. Os projetos são cada vez mais inovadores e desafiadores, tendo o aluno a oportunidade de aprender diversas técnicas, adquirir conhecimentos, estimulando no aluno sua capacidade de questionar durante todo o desenvolvimento da sua pesquisa, necessários para a formação de um cientista.
No último CONFICT, realizado em junho desse ano, foi destacado pelos avaliadores externos do CNPq a alta qualidade dos trabalhos de Iniciação Científica que são desenvolvidos pelos alunos do CBB, assim como os demais da UENF. Vale ressaltar também, que muitos desses alunos ao terminarem a graduação são aprovados em seleções de Mestrado na UENF e em outras instituições de pesquisa, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outros. Alguns ex-bolsistas já foram até mesmo aprovados diretamente para o Doutorado. Muitos destes participam de projetos de internacionalização ainda durante a sua graduação, como mencionado acima. Tais fatos sem dúvida, nos mostra a excelência da Iniciação Científica no CBB e em nossa Universidade.


Retornar à home da Revista