IX CONFICT reúne pesquisas de graduandos

Alunos no VIII CONFICT, no Centro de Convenções (Foto: Arquivo)

Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) deste ano teve recorde de inscritos: 590 trabalhos, 315 destes por alunos da UENF. Maior evento de Iniciação Científica do estado do Rio de Janeiro, o CONFICT reúne ainda o IFF e a UFF, apresentando os trabalhos de pesquisa de seus alunos de graduação, que recebem bolsas de Iniciação Científica. O evento será realizado de 03 a 07/07/17, no Centro de Convenções da UENF.

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação da UENF (PIBi-UENF), ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), envolvem os Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e têm por objetivo estimular e fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas originais desenvolvidas pelos pesquisadores da Universidade.

 

Evento em 2017 irá discutir os desafios e transformações da Ciência, Tecnologia e Inovação

A coordenadora do PIBi, a professora Maria Cristina Gaglianone, espera realizar um grande evento. “São 2.000 inscritos e 590 resumos submetidos. Neste momento de tantas dificuldades pelo qual passamos, discutir os desafios e transformações da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil é fundamental para buscarmos soluções para o crescimento da pesquisa no nosso país”, destacou.

Segundo ela, a organização do evento tornou-se ainda mais prazerosa pela grande notícia de que a UENF recebeu do CNPq a outorga do prêmio destaque do ano 2016. “Essa é uma prova inequívoca de que o nosso Programa de Iniciação Científica e Tecnológica demonstra alta qualidade das pesquisas em desenvolvimento e está no caminho certo para contribuir com as transformações necessárias para o avanço da CTI no Brasil”, afirmou.

 

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista