Pesquisa premiada no VIII CONFICT analisa perfil de ministros brasileiros

O trabalho na área de Ciências Humanas premiado no CONFICT 2016 foi o da aluna Tamara Ribeiro da Silva, orientada pelo Professor Dr. Hugo Borsani. A pesquisa apresenta uma análise comparada da evolução do perfil e a carreira política dos ministros brasileiros, desde 2003 até o início de 2015.

A aluna revela que ficou muito feliz com o reconhecimento, que serviu de incentivo para prosseguir nesse estudo e para apresentá-lo em outros congressos.

Atualmente, Tamara cursa o 6° período de Administração Pública na UENF e é orientada neste projeto pelo professor Hugo Borsani há cerca de um ano e meio. “A pesquisa me ajudou a entender melhor sobre política e sobre o funcionamento do Poder Executivo, ou seja, do próprio cenário em que está inserida nossa administração pública”, esclarece a estudante.

Após concluir a graduação, Tamara planeja fazer alguma especialização na área e começar a atuar no mercado de trabalho. “Quero colocar em prática tudo aquilo que a UENF me proporcionou de conhecimento e, a partir disso, retribuir à sociedade o investimento que é feito pelo poder público nas universidades públicas”.

Tamara e o prof. Hugo Borsani

Conheça a pesquisa – No meio deste turbilhão de acontecimentos no cenário político atual, conhecer o perfil dos representantes, principalmente aqueles que ocupam cargos não eletivos como no caso dos ministérios trás um maior entendimento das questões políticas. Diversos são os estudos sobre distribuição partidária, mas numa menor proporção despontam as análises do perfil dos ocupantes desses cargos.

A partir desta pesquisa será possível conhecer de forma mais aprofundada as indicações políticas para os ministérios, identificando, por exemplo, se há diferenças em cada governo, se os ministros apresentam alguma trajetória na área da pasta na qual foi indicado ou se representam um lado mais político que técnico.

 

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista