Pesquisa que analisa os efeitos da radiação ultravioleta em frutos do cafeeiro e do mamomeiro é publicada em revista internacional
O alcance dos trabalhos que contam com a participação de alunos de Iniciação Científica e Tecnológica tem sido cada vez maior. Prova dessa conquista é a estudante Anne Reis Santos, que contribuiu para a publicação de um artigo em revista internacional. Segundo o Prof. Eliemar Campostrini, orientador da estudante que cursa Ciências Biológicas, o trabalho está inserido dentro de um grande projeto que conta com professo- res e doutorandos colaboradores de outras universidades.
“O trabalho da Anne Reis está inserido no macroprojeto de maior alcance denomina- do Efeitos da radiação ultravioleta na ana- tomia, capacidade fotossintética, produtividade e qualidade de frutos do cafeeiro e do mamoeiro no norte fluminense, e foi aprovado pela FAPERJ.” diz o Prof. Eliemar.
Em relação ao momento pelo qual estamos passando, o Prof. Eliemar relata que, apesar das dificuldades para realizar as atividades presenciais, o grupo resolveu investir ainda mais nos estudos teóricos e nas publicações.
“Este momento atípico não afetou a publicação, nosso grupo manteve um bom índice como foram os anos de 2019, e 2020, e estamos com um bom número neste ano de 2021. Contudo, a pandemia reduziu as atividades de laboratório e na casa de vegetação. Algumas atividades práticas de experimentos puderam ser continuadas em casa de vegetação seguindo as normas sugeridas pela OMS, o que não impactou por completo essas atividades.”
A estudante Anne Reis Santos considera que a experiência da publicação fez grande diferença em sua formação acadêmica. É uma grande oportunidade estar inserida em pro- jetos científicos de grande relevância para o avanço da ciência e, principalmente, para ge- rar melhorias na agricultura com os estudos realizados no laboratório no qual ela atua.
“Além disso, toda essa vivência de conciliar a graduação com os trabalhos desenvolvidos no laboratório me faz desenvolver habilidades e capacidades muito importantes, que me preparam para a pós-graduação e também para futuros trabalhos.” diz Anne.
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa publicada, que conta com a contribuição da estudante Anne Reis, busca analisar como as plantações de café e ma- mão reagem com a exclusão da incidência da radiação ultravioleta, considerada como um fator que causa grande impacto nas lavou- ras. A pesquisa possui um caráter inovador, pois muitos estudos se dedicam a analisar o impacto da radiação sobre as plantações, mas poucos observam dados a partir da exclusão dessa alteração climática.
Considerando o cafeeiro e o mamoeiro, nenhum estudo associado à exclusão da radiação UV havia sido realizado até momento. Ressalta-se ainda, que no Brasil, grande parte das lavouras de café e mamão se desenvolve a pleno sol, o que destaca a importância de caracterizar, por meio da exclusão dos raios UV, os possíveis efeitos morfológicos, fisiológicos e bioquímicos nestas importantes culturas geradoras de emprego e renda.” explica o Prof. Eliemar.