CONFICT: um pouco de sua história

Uma trajetória de sucesso, que começou em 1995 com desafios, obstáculos e muito trabalho. A Iniciação Científica da UENF já recebeu por três vezes o Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica, Categoria Mérito Institucional, em 2003, 2009 e 2016, conferido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Encontro de Iniciação Científica – como era conhecido nos primeiros 13 anos – continua sendo o maior evento acadêmico-científico do interior do Estado do Rio de Janeiro.  A primeira edição foi realizada no ano de 1996, e desde então, reúne trabalhos de universitários que atuam em pesquisas nas diferentes áreas do saber, gerando conhecimento científico enquanto dão seus primeiros passos na vida acadêmica.

O prêmio de 2016 chegou em meio à maior crise financeira enfrentada pela UENF em 2017. “Ficamos muito felizes com a grande notícia de que recebemos do CNPq a outorga do prêmio destaque do ano 2016. Essa é uma prova inequívoca de que o nosso Programa de Iniciação Científica e Tecnológica demonstra alta qualidade das pesquisas e está no caminho certo para contribuir com as transformações necessárias para o avanço da Ciência no Brasil”, declarou a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da UENF (PIBi), Maria Cristina Gaglianone.

 

O Encontro transforma-se em CONFICT e se estabelece como maior congresso científico da região

 O Encontro de Iniciação Científica surgiu com a necessidade da UENF em apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na IC para representantes do CNPq, um dos financiadores de bolsas, e para toda a comunidade científica. Para isso, o Encontro foi implantado no calendário acadêmico da Universidade, atraindo estudantes e orientadores para participar do evento, que contou desde o início com uma programação científica de palestras e sessões de apresentação de trabalhos. Em 2009, a partir de parcerias com outras Instituições de Ensino Superior públicas de Campos, sentiu-se a necessidade de unir os eventos individuais em um congresso, dando visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos estudantes. Deste modo, surgiu o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), pela parceria da UENF com o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Encontro de Iniciação Científica da UENF tem sido uma excelente oportunidade para bolsistas e voluntários mostrarem seus trabalhos, e junto com seus orientadores e pós-graduandos dos respectivos laboratórios, contribuírem para discussões em áreas relevantes de pesquisa.

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista