Conheça os laboratórios, os professores e as áreas de pesquisas do CCH

Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL)

São 7 professores que atuam em um espaço interdisciplinar de pesquisa e discussão sobre temas contemporâneos concernentes à arte, à semiótica, à neurociência, à natureza do conhecimento, da mente e da linguagem em suas bases biológicas, cognitivas e culturais.

– Arlete Parrilha Sendra

(Linguagem estética, imaginário, cultura, linguagem e memória social)

– Carlos Eduardo Batista de Souza

(Filosofia Geral de Ciências (Metafísica e Epistemologia); Filosofia de Neurociências e Neurofilosofia; Philosophy of Physics; Racionalidade teórica e prática)

– Frederico Schwerin Secco

(História da Filosofia e Pensamento Brasileiro)

– Júlio Cesar Ramos Esteves

(Liberdade, natureza, lei moral, fundamentação do Estado moderno e o problema da possibilidade da linguagem privada)

– Leonardo Rogério Miguel

(Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia)

– Paula Mousinho Martins

(Fenomenologia, filosofia da mente, hermenêutica e linguagem)

– Verusca Moss Simões dos Reis

(Filosofia da Ciência; Estudos Sociais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Science Studies; Novo Modo de Produção na Ciência Contemporânea; John Michael Ziman)


Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL)

Com 15 professores, o LEEL atua na graduação em Pedagogia-Licenciatura e na formação pedagógica dos estudantes dos cursos de Licenciatura. Seus professores desenvolvem pesquisas em diversas áreas da Educação e Linguagem.

– Bianka Pires André

(Diversidade, inclusão escolar, minorias étnicas, discriminação)

– Carlos Henrique Medeiros de Souza

(Políticas educacionais, Novas tecnologias da informação)

– Eliana Crispim Franca Luquetti

(Educação, linguagem, sociolinguística, linguística centrada no uso, políticas linguísticas, prática e formação docente)

– Gerson Tavares do Carmo

(Educação de Jovem e Adultos (EJA); História Oral e Memória; Alfabetização; Manuscritos Escolares (autoria discente e docente)

– Giovane do Nascimento

(Introdução à Filosofia, fundamentos da educação e políticas públicas para a formação humana)

– Leandro Garcia Pinho

(História da educação, história das instituições escolares, história intelectual, história dos Jesuítas)

– Maria Clareth Gonçalves Reis

(Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação Quilombola articulada à luta pela terra; Relações étnico-raciais e educação; Expressão corporal e dança afro-brasileira; Cultura popular)

– Maria Eugênia Ferreira Totti

(Gestão compartilhada de recursos hídricos – aspectos institucionais, sociais e territoriais; educação ambiental, cidadania e participação social)

– Mylene Nogueira Teixeira

(Crítica à Produção do Conhecimento- Relação Sociedade e Natureza; e Desigualdade Social e Acesso à Educação formal no Brasil)

– Renata Maldonado da Silva

(Políticas educacionais; História da Educação, Políticas de Comunicação e Educação; Ensino Superior)

– Rosalee Santos Crespo Istoe

(Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente; Psicologia da Educação; Educação, Saúde e Gênero; Seminários Avançados e Supervisão; Desenvolvimento e Envelhecimento Humano)

– Sérgio Arruda de Moura

(Análise do Discurso; Linguística)

– Shirlena Camposde Souza Amaral

(Política, Cultura e Conhecimento)

– Silvia Alicia Martínez

(Estudos do Currículo; Política da Educação; História da Educação; Formação de professores e profissão docente; Emancipação social; Memória)

– Vera Lúcia Deps

(Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, Linguagem, Gerontologia, Avaliação Institucional)


Laboratório de Gestão de Políticas Públicas (LGPP)

Com 6 professores, o LGPP se propõe a produzir estudos e pesquisas que subsidiem reformulações de procedimentos e decisões nas diferentes esferas de governo, bem como atender, dentro de suas possibilidades, a problemas estratégicos de gestão pública.

– Denise Cunha Tavares Terra

(Território, Meio Ambiente e Gestão Urbana)

– Joseane de Souza

(Território, Meio Ambiente e Gestão Urbana)

– Mauro Macedo Campos

(Cidadania, Instituições Políticas e Mercado)

– Nilo Lima de Azevedo

(Estado, Instituições Políticas, Mercado e Desigualdade)

– Roberto Dutra Torres Júnior

(Teoria social, sociologia da estratificação social, sociologia da religião, teoria do reconhecimento social, teoria da modernidade, teoria dos sistemas, sociologia da administração pública)

– Sergio de Azevedo

(Território, Meio Ambiente e Gestão Urbana. Cidadania, Instituições Políticas e Mercado)


Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE)

O LESCE tem 9 professores e dedica-se à análise dos processos de consolidação e transformação das estruturas sociais, políticas e econômicas com ênfase na realidade do Norte Fluminense.

– Arno Vogel

(Antropologia política; ritual e simbolismo; políticas públicas; cultura afro-brasileira)

– Hamilton Garcia de Lima

(Partidos políticos e elites; análise de conjuntura (coalizões, governos, crises e novos projetos político-sociais); sistemas sociais de governo na perspectiva das formações histórico-nacionais e sua dinâmica de classes)

– Hugo Alberto Borsani Cardozo

(Instituições políticas; democracia e desempenho econômico; sistemas partidários e comportamento eleitoral; Teoria de Escolha Racional; política local, política latino-americana; política comparada, relações internacionais)

– Lacir Jorge Soares

(Metodologias quantitativas; análise de séries temporais; modelagem estatística; inovações tecnológicas; pesquisa operacional; técnicas de pesquisa)

– Luciane Soares da Silva

(Racismo, pensamento social brasileiro e cultura urbana contemporânea)

– Marcia Leitão Pinheiro

(Religião; educação e territorialidade; produção musical; juventude e etnicidade)

– Marinete dos Santos Silva

(História das relações de gênero; gênero e cidadania; relações interétnicas; corpo e sexualidade)

– Vitor de Moraes Peixoto

(Eleições; sistema político; financiamentos de campanhas; accountability, representação e estudos legislativos)

– Wania Amélia Belchior Mesquita

(Instituições e práticas religiosas; pobreza e inserção urbana, sociabilidade)


Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA)

O LEEA conta com 10 professores e tem como eixo principal o estudo das relações estabelecidas entre a sociedade humana e suas condições materiais de existência.

– Geraldo M. Timóteo

(Trabalho, Sociedade)

– Lilian Sagio Cezar

(Antropologia Visual, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Políticas Sociais e Políticas Culturais)

– Marcelo Carlos Gantos

(Ciência, Cultura, Conhecimento, Tecnologia)

– Marcos Antônio Pedlowski

(Estudos Ambientais, Rurais, Urbanos e Regionais)

– Marlon Gomes Ney

(Economia Agrária, Economia dos Recursos Humanos, Economia Regional e Métodos Quantitativos em Economia)

– Odile Elise Augusta Reginensi

(Antropologia Urbana e etnografia em espaços públicos)

– Ricardo André Avelar da Nóbrega

(Sociologia do trabalho, Sociologia econômica e do desenvolvimento)

– Rodrigo da Costa Caetano

(Estado; Ordenamento territorial; Patrimonialismo; Geografia da população, agrária e urbana; Cartografia e Educação)

– Simonne Teixeira

(Ciência,  Cultura, Conhecimento, Tecnologia)

– Teresa Peixoto Faria

(Estudos Ambientais, Rurais, Urbanos e Regionais)


Por Francislaine Cavichini

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