Conheça os laboratórios, os professores e as áreas de pesquisas do CCH
Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL)
São 7 professores que atuam em um espaço interdisciplinar de pesquisa e discussão sobre temas contemporâneos concernentes à arte, à semiótica, à neurociência, à natureza do conhecimento, da mente e da linguagem em suas bases biológicas, cognitivas e culturais.
– Arlete Parrilha Sendra
(Linguagem estética, imaginário, cultura, linguagem e memória social)
– Carlos Eduardo Batista de Souza
(Filosofia Geral de Ciências (Metafísica e Epistemologia); Filosofia de Neurociências e Neurofilosofia; Philosophy of Physics; Racionalidade teórica e prática)
– Frederico Schwerin Secco
(História da Filosofia e Pensamento Brasileiro)
– Júlio Cesar Ramos Esteves
(Liberdade, natureza, lei moral, fundamentação do Estado moderno e o problema da possibilidade da linguagem privada)
– Leonardo Rogério Miguel
(Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia)
– Paula Mousinho Martins
(Fenomenologia, filosofia da mente, hermenêutica e linguagem)
– Verusca Moss Simões dos Reis
(Filosofia da Ciência; Estudos Sociais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Science Studies; Novo Modo de Produção na Ciência Contemporânea; John Michael Ziman)
Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL)
Com 15 professores, o LEEL atua na graduação em Pedagogia-Licenciatura e na formação pedagógica dos estudantes dos cursos de Licenciatura. Seus professores desenvolvem pesquisas em diversas áreas da Educação e Linguagem.
– Bianka Pires André
(Diversidade, inclusão escolar, minorias étnicas, discriminação)
– Carlos Henrique Medeiros de Souza
(Políticas educacionais, Novas tecnologias da informação)
– Eliana Crispim Franca Luquetti
(Educação, linguagem, sociolinguística, linguística centrada no uso, políticas linguísticas, prática e formação docente)
– Gerson Tavares do Carmo
(Educação de Jovem e Adultos (EJA); História Oral e Memória; Alfabetização; Manuscritos Escolares (autoria discente e docente)
– Giovane do Nascimento
(Introdução à Filosofia, fundamentos da educação e políticas públicas para a formação humana)
– Leandro Garcia Pinho
(História da educação, história das instituições escolares, história intelectual, história dos Jesuítas)
– Maria Clareth Gonçalves Reis
(Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação Quilombola articulada à luta pela terra; Relações étnico-raciais e educação; Expressão corporal e dança afro-brasileira; Cultura popular)
– Maria Eugênia Ferreira Totti
(Gestão compartilhada de recursos hídricos – aspectos institucionais, sociais e territoriais; educação ambiental, cidadania e participação social)
– Mylene Nogueira Teixeira
(Crítica à Produção do Conhecimento- Relação Sociedade e Natureza; e Desigualdade Social e Acesso à Educação formal no Brasil)
– Renata Maldonado da Silva
(Políticas educacionais; História da Educação, Políticas de Comunicação e Educação; Ensino Superior)
– Rosalee Santos Crespo Istoe
(Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente; Psicologia da Educação; Educação, Saúde e Gênero; Seminários Avançados e Supervisão; Desenvolvimento e Envelhecimento Humano)
– Sérgio Arruda de Moura
(Análise do Discurso; Linguística)
– Shirlena Camposde Souza Amaral
(Política, Cultura e Conhecimento)
– Silvia Alicia Martínez
(Estudos do Currículo; Política da Educação; História da Educação; Formação de professores e profissão docente; Emancipação social; Memória)
– Vera Lúcia Deps
(Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, Linguagem, Gerontologia, Avaliação Institucional)
Laboratório de Gestão de Políticas Públicas (LGPP)
Com 6 professores, o LGPP se propõe a produzir estudos e pesquisas que subsidiem reformulações de procedimentos e decisões nas diferentes esferas de governo, bem como atender, dentro de suas possibilidades, a problemas estratégicos de gestão pública.
– Denise Cunha Tavares Terra
(Território, Meio Ambiente e Gestão Urbana)
– Joseane de Souza
(Território, Meio Ambiente e Gestão Urbana)
– Mauro Macedo Campos
(Cidadania, Instituições Políticas e Mercado)
– Nilo Lima de Azevedo
(Estado, Instituições Políticas, Mercado e Desigualdade)
– Roberto Dutra Torres Júnior
(Teoria social, sociologia da estratificação social, sociologia da religião, teoria do reconhecimento social, teoria da modernidade, teoria dos sistemas, sociologia da administração pública)
– Sergio de Azevedo
(Território, Meio Ambiente e Gestão Urbana. Cidadania, Instituições Políticas e Mercado)
Laboratório de Estudo da Sociedade Civil e do Estado (LESCE)
O LESCE tem 9 professores e dedica-se à análise dos processos de consolidação e transformação das estruturas sociais, políticas e econômicas com ênfase na realidade do Norte Fluminense.
– Arno Vogel
(Antropologia política; ritual e simbolismo; políticas públicas; cultura afro-brasileira)
– Hamilton Garcia de Lima
(Partidos políticos e elites; análise de conjuntura (coalizões, governos, crises e novos projetos político-sociais); sistemas sociais de governo na perspectiva das formações histórico-nacionais e sua dinâmica de classes)
– Hugo Alberto Borsani Cardozo
(Instituições políticas; democracia e desempenho econômico; sistemas partidários e comportamento eleitoral; Teoria de Escolha Racional; política local, política latino-americana; política comparada, relações internacionais)
– Lacir Jorge Soares
(Metodologias quantitativas; análise de séries temporais; modelagem estatística; inovações tecnológicas; pesquisa operacional; técnicas de pesquisa)
– Luciane Soares da Silva
(Racismo, pensamento social brasileiro e cultura urbana contemporânea)
– Marcia Leitão Pinheiro
(Religião; educação e territorialidade; produção musical; juventude e etnicidade)
– Marinete dos Santos Silva
(História das relações de gênero; gênero e cidadania; relações interétnicas; corpo e sexualidade)
– Vitor de Moraes Peixoto
(Eleições; sistema político; financiamentos de campanhas; accountability, representação e estudos legislativos)
– Wania Amélia Belchior Mesquita
(Instituições e práticas religiosas; pobreza e inserção urbana, sociabilidade)
Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA)
O LEEA conta com 10 professores e tem como eixo principal o estudo das relações estabelecidas entre a sociedade humana e suas condições materiais de existência.
– Geraldo M. Timóteo
(Trabalho, Sociedade)
– Lilian Sagio Cezar
(Antropologia Visual, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Políticas Sociais e Políticas Culturais)
– Marcelo Carlos Gantos
(Ciência, Cultura, Conhecimento, Tecnologia)
– Marcos Antônio Pedlowski
(Estudos Ambientais, Rurais, Urbanos e Regionais)
– Marlon Gomes Ney
(Economia Agrária, Economia dos Recursos Humanos, Economia Regional e Métodos Quantitativos em Economia)
– Odile Elise Augusta Reginensi
(Antropologia Urbana e etnografia em espaços públicos)
– Ricardo André Avelar da Nóbrega
(Sociologia do trabalho, Sociologia econômica e do desenvolvimento)
– Rodrigo da Costa Caetano
(Estado; Ordenamento territorial; Patrimonialismo; Geografia da população, agrária e urbana; Cartografia e Educação)
– Simonne Teixeira
(Ciência, Cultura, Conhecimento, Tecnologia)
– Teresa Peixoto Faria
(Estudos Ambientais, Rurais, Urbanos e Regionais)