XIV Mostra de Extensão apresenta projetos e amplia debates

Em outubro, aconteceu a XIV Mostra de Extensão UENF-UFF-IFF e VI UFRRJ, a primeira presencial desde o início da pandemia. A equipe da revista Conhecendo a Ciência, fruto de um projeto de extensão da universidade, esteve presente e apresentou aos participantes do evento a trajetória e a história da revista, destinada principalmente a estudantes do Ensino Médio que desejam conhecer um pouco do universo científico e acadêmico.

“A revista Conhecendo a Ciência tem por objetivo evidenciar as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de Iniciação Científica, além de temas relevantes na Ciência. O projeto é uma ponte entre estas pesquisas e a comunidade em geral, além de estudantes de outras instituições”, declarou a professora Maria Cristina Ganglianone, coordenadora do projeto.

Neste ano, o tema da Mostra foi “Darcy 100 anos: Sociedade darciniana disruptiva a extensão inclusiva”. O evento também teve transmissão pelo canal UENF TV e contou com a participação de centenas de pessoas, entre convidados, docentes e estudantes universitários. Durante os dias de programação, palestrantes e debatedores defenderam a ciência, a educação e o ensino público de qualidade. A abertura oficial das atividades ocorreu na tarde de terça-feira, dia 18, com o pronunciamento de representantes da UENF, do IFF, da UFF e da UFRRJ. Na ocasião, todos defenderam a ciência e a educação como essenciais para o desenvolvimento do Brasil. Vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, citou um texto de Darcy Ribeiro, educador homenageado no evento e idealizador da universidade, no qual ele defende que as instituições de ensino devem pensar o país e colocá-lo no centro da discussão. “As universidades públicas são as estruturas capazes de fomentar o debate e trazer as alternativas para o crescimento do nosso país. Portanto, investir na educação pública, nas universidades públicas, nos institutos federais, é condição para se garantir a soberania do Brasil e é por isso que nós nessa mesa, nessa sala, dentro das universidades, dizemos: não aos cortes no investimento na educação”, declarou a vice-reitora.

Além de Rosana, compuseram a mesa a diretora da UFF Campos, Ana Maria Almeida da Costa, a pró-reitora de Extensão do IFF, Cátia Cristina Brito Viana, e a diretora da UFRRJ, Elizabeth Fonseca.


Retornar à home da Revista