Casa de Cultura Villa Maria

A Casa de Cultura Villa Maria é um órgão suplementar da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que tem por finalidade o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da preservação de acervos e da produção e difusão do conhecimento. Para acessar o site da Casa de Cultura Villa Maria, clique AQUI.

Dentre as funções da Casa de Cultura Villa Maria, estão:

• promover e incentivar a produção, a prática e o desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e científicas da UENF
  • especialmente, promover ações destinadas à difusão do produto e produção cultural, artística e científica da Universidade, do município e da região
  • manter, ampliar e preservar os acervos documentais (sonoros, audiovisuais, iconográficos, textuais e bibliográficos) e museológicos por meio de ações continuadas de aquisição, conservação, preservação, acesso e consulta pública aos bens culturais
  • incentivar e contribuir com o desenvolvimento de pesquisas que tenham como objeto os acervos e bens culturais em questão

Histórico

Construído em 1918, o palacete Villa Maria possui uma área construída de 811 m², sendo ladeado por um jardim de 5.714 m². O prédio foi  um presente do usineiro Atilano Chrisóstomo de Oliveira a sua esposa, Maria Queiroz de Oliveira, mais conhecida na cidade como “Finasinha”. Na ausência de herdeiros, Finasinha deixou a residência em testamento para a primeira universidade que viesse a instalar-se na cidade de Campos dos Goytacazes.

De 1979 a 1982, a Casa foi ocupada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Com a criação da UENF, em 16/08/1993, o palacete passou para a Reitoria da UENF. A inauguração da Casa de Cultura Villa Maria ocorreu em 8 de dezembro de 1993.

Desde o princípio, a Casa de Cultura Villa Maria esteve associada à difusão da música e do cinema. Foram criadas a Fonoteca e a Videoteca, atendendo gratuitamente o público em geral, acolhendo-o no que havia de expressivo da arte cinematográfica e da música, nacional e internacional, sem perder o foco para a produção local. Posteriormente, foi criada a Sala de Leitura, abrigando produções literárias nas mais diversas expressões. A Casa de Cultura acolheu também o primeiro ponto de internet gratuita na cidade de Campos dos Goytacazes. Os mais novos setores da Casa são os acervos iconográficos e de objetos tecnológicos de som, imagem e comunicação.

Ao longo de sua trajetória, a Casa de Cultura Villa Maria sempre valorizou e abrigou eventos das mais diversas expressões culturais, tais como shows; exposições; lançamentos de livros e workshops.

Atualmente, responde pela direção da Casa de Cultura Villa Maria o diretor de Cultura da UENF, professor Giovane do Nascimento, que está vinculado ao Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL) do Centro de Ciências do Homem (CCH).

Em dezembro de 2023, a Casa de Cultura da UENF completou 30 anos de serviços prestados à comunidade do Norte-Fluminense, enquanto o Palacete completou 105 anos.

Casa de Cultura Villa Maria / UENF