A Casa de Cultura Villa Maria integra a Diretoria de Cultura da UENF e tem por objetivo o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da preservação de acervos e da produção e da difusão do conhecimento. Compete à Villa promover e incentivar a produção, a prática e o desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e científicas da UENF e, especialmente, promover ações destinadas à difusão do produto e produção cultural, artística e científica da Universidade, do município e da região. Também faz parte de suas atribuições manter, ampliar e preservar os acervos documentais (sonoros, audiovisuais, iconográficos, textuais e bibliográficos) e museológicos por meio de ações continuadas de aquisição, conservação, preservação, acesso e consulta pública aos bens culturais, incentivando e contribuindo com o desenvolvimento de pesquisas que tenham como objeto os acervos e bens culturais em questão.

O palacete Villa Maria foi construído em 1918 pelo usineiro Atilano Chrisóstomo de Oliveira para sua esposa Maria Queiroz de Oliveira, mais conhecida como Finazinha Queiroz. Na ausência de herdeiros, Finazinha deixou o palacete, em testamento, para a primeira universidade que viesse a se instalar em Campos dos Goytacazes. No período entre 1979 e 1982, a casa foi sede da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Com a inauguração da UENF em 16 de agosto de 1993, o palacete passou oficialmente para a Universidade, passando a abrigar a sua Casa de Cultura.

A Casa de Cultura Villa Maria foi inaugurada em 08 de dezembro de 1993, oferecendo ao público de Campos dos Goytacazes atividades até então inéditas na cidade. Desde o princípio,  a Villa esteve ligada à difusão da música e do cinema, atividades desenvolvidas especialmente na Fonoteca e na Videoteca, que atendiam gratuitamente o público em geral, acolhendo-o no que havia de expressivo da arte cinematográfica e da música, nacional e internacional, sem perder o foco para a produção local. Também passou a abrigar uma Sala de Leitura e o primeiro ponto de internet gratuita da cidade de Campos dos Goytacazes, no ano de 1994. Ao longo de sua história, a Villa Maria sempre valorizou e abrigou eventos das mais diversas áreas culturais, tais como: shows; exposições; lançamentos de livros e workshops. O mais novo setor da Casa é o Acervo de Documentação Iconográfica.

Atualmente, responde pela Casa de Cultura Villa Maria o diretor de Cultura da UENF, professor Giovane do Nascimento, que atua no Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da UENF (LEEL/CCH).

 

Acesse

Canal YouTube

Instagram