Notícias

Casa de Cultura Villa Maria integra Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

A Casa de Cultura Villa Maria se tornou membro do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som.

O evento aconteceu nesta última semana em São Paulo, do dia 25 de outubro ao dia 27 do mesmo mês. O tema norteador do Fórum foi “A integração dos museus e a importância de seus acervos”.

 

Cine Darcy se destaca no XII Seminário Internacional de Políticas Culturais realizado na Fundação Casa Rui Barbosa

O Cine Darcy foi tema de apresentação na 12ª edição do XII Seminário Internacional de Políticas Culturais na última semana.

O evento foi realizado entre 16 e 20 de outubro de 2023, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em parceria com o Ministério da Cultura, na cidade do Rio de Janeiro.

Colaboradora do Projeto de Extensão Gestão Cultural da Uenf, a professora Elis Miranda apresentou o trabalho “Cine Darcy: um projeto de intervenção territorial interuniversitário no Norte Fluminense”.

Cinema universitário da UENF, o Cine Darcy é um projeto de extensão da Assessoria de Cultura da Uenf. “Nesse projeto, temos o objetivo de valorizar o cinema nacional independente, sempre promovendo a reflexão e o debate de pautas importantes na sociedade”, destaca Maria Priscila Pessanha de Castro, coordenadora do Cine Darcy e Assessora de Cultura da Uenf.

 

Projeto de extensão “Gestão Cultural UENF” participa da XV Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e VII UFRRJ

O projeto de extensão da UENF liderado pela professora Maria Priscila de Castro em parceria com a professora Elis Miranda (UFF), realizou sua apresentação no dia 18 de outubro. O projeto é responsável pela gestão dos equipamentos culturais da UENF, sendo eles: Villa Maria e Cine Darcy.

Dentro da programação do evento o Cine Darcy marcou presença promovendo a exibição do documentário “Rio, Negro” dirigido por Fernando Sousa que esteve presente na sessão para bate-papo com o público.

Dentro da programação do evento, o Cine Darcy marcou presença promovendo a exibição do documentário "Rio, Negro", dirigido por Fernando Souza que esteve presente na sessão para bate-papo com o público.

 

Lançamento de Livro 

Nesta sexta-feira (06), a Villa Maria recebe a autora Eliza Araújo, para o lançamento de seu livro “Morrison, Angelou e Evaristo: Mulheres Negras e Escrita Revolucionária”.

O evento contará com uma roda de conversa com as autoras Eliza Araújo, Daiane Gomes e Camila Assis, a fim de ressaltar a importância do diálogo sobre produções literárias e artísticas de mulheres negras entre universidade e sociedade.

Cursos de formação e Profissionalização do Setor Cultural

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, publicou nesta quarta-feira, 06/09, o edital destinado a inscrições para o processo seletivo para Formação em Profissionalização do Setor Cultural. Os cursos serão realizados na Casa de Cultura Villa Maria, equipamento cultural da UENF. São oferecidos em parceira com a FIRJAN/SESI e são destinados, neste primeiro momento, a candidatos que atendam à critérios socioeconômicos.
Mais informações no link.

Cine Darcy reabre nesta terça-feira (15) com sessão dupla 

O Cine Darcy será reaberto ao público na noite desta terça-feira (15), com sessão dupla. Vencedores de mais de 30 prêmios pelo Brasil, os filmes Joana e Rasga Mortalha serão atrações a partir das 19h30. A programação especial marca o retorno das atividades do cinema universitário da Uenf, após o período de recesso no mês de julho. (leia mais)

Acervo valioso de livros doados na sala de leitura da Casa de Cultura Villa Maria: uma fonte rica para pesquisas de diversas áreas

Já na sala de leitura da Casa de Cultura Villa Maria esses exemplares doados pela família do saudoso professor Hélio Coelho.
Para pesquisadores e estudantes, uma boa fonte de pesquisa sobre economia, gestão ambiental, política e história de cidades como São João da Barra, Macaé, Quissamã, Porciúncula e São Fidélis.
De seg a sexta de 9h às 17h.

UENF 30 anos

🌟📮 Construída pela sociedade e para a sociedade: assim é a UENF, que neste ano celebra três décadas de uma história que transcende fronteiras e se conecta com cada coração que busca o conhecimento e a transformação. Por isso, no dia 16 de agosto, a magia vai tomar conta da Concha Acústica do Centro de Convenções Oscar Niemeyer e você é parte essencial desse enredo emocionante! (Leia mais)

Arraiá da Feira Brota

No próximo sábado, dia 22 de julho, a partir das 10h, a Casa de Cultura Villa Maria recebe o ‘Arraiá da Feira Brota’. (Leia mais) 

II Festival Troque o Disco

No dia 8 de Julho vai acontecer o Festival Troque o Disco da página @troqueodisco. Horário – Como de costume, o ‘rolê’ na Villa começa mais cedo e tem hora para acabar. O portão abre às 10h e o evento se encerra pontualmente às 21h. Evento sujeito à lotação. (Leia mais)

Reabertura da Casa de Cultura Villa Maria

(Para acessar a galeria clique na imagem)

Coloque na agenda: Dia16 e 17 de junho (sexta e sábado)

Após oito meses de reforma na qual teve toda a sua parte física reestruturada, a Casa de Cultura Villa Maria da UENF entra em nova fase e não poderia ser em melhor estilo: o Coral da UENF, formado por alunos, servidores e membros da comunidade (Leia mais) 

Banco de dados e Acervo da Casa de Cultura Villa Maria é tema de pesquisa.

Mineira de Resplendor, Láysa Milly Santos Dias, 24 anos, afirma ser “completamente apaixonada pelo conhecimento e seus frutos”. Tanto que após formar-se na Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Nemer na cidade de Castelo, Espírito Santo, onde morava, partiu em busca de novos desafios. Atualmente ela é graduanda do curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Campos dos Goytacazes e bolsista do projeto de pesquisa Gestão Cultural Interuniversitária (UFF e UENF), coordenado pelas professoras Maria Priscila Pessanha de Castro (UENF) e Elis de Araújo Miranda (UFF).

“Meu projeto específico trata do ‘Desenvolvimento do Banco de Dados dos Acervos Documentais da Casa de Cultura Villa Maria – Acordo de Cooperação Técnico Científica UFF/UENF’, assinado em 2020… (leia mais)

 

Villa Maria como palco de elevação da cultura e economia solidária

Por Thabata Ferreira

A Casa de Cultura Villa Maria foi o espaço escolhido, este ano, para receber o VII Festival de Economia Solidária e o I Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense. Na programação deste ano, além das diretrizes da comercialização colaborativa de produtos ambiental e socialmente sustentáveis, o Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Itep/Uenf) vai trazer uma variedade de atividades culturais e muitas trocas de vivências, representadas através de cinco cirandas, que serão grandes tendas montadas por nichos temáticos. (leia mais).

Começa nesta quarta o I Festival de Música e Negócios de Campos

Começa nesta quarta-feira (22) o I Festival de Música e Negócios de Campos que trará de forma gratuita uma programação diversificada de oficinas, shows e muita troca de experiências sobre o cenário musical da região e país. Tanto profissionais que trabalham com música como o público, em geral, vão poder contar com dois momentos no evento: o primeiro são as oficinas online com nomes relevantes do cenário musical nacional -do dia 22 ao dia 24 e dia 29 de março– e o segundo momento, todo presencial, com oficinas e shows na Casa de Cultura Villa Maria – esses nos dias 25, 30, 31 de março e 1º de abril. (Leia mais).