O Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Darcy Ribeiro iniciou suas atividades em julho de 1993 com os laboratórios de Ciências da Engenharia, de Engenharia e Exploração de Petróleo, de Ciência dos Materiais Avançados, de Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas, sendo estes dois últimos ainda em fase de elaboração. Posteriormente, visando melhor rendimento acadêmico, o Laboratório de Ciências das Engenharias foi extinto, com a criação de dois novos laboratórios: O Laboratório de Engenharia Civil e o Laboratório de Engenharia de Produção, com grades curriculares específicas à consecução de seus objetivos peculiares.

Nestes 19 anos de intenso trabalho, o Centro que iniciou seus trabalhos com 22 docentes, correspondeu plenamente ou até mesmo superou seus objetivos, como resultado não só de diretrizes e ações desenvolvidas com eficácia por seus sucessivos Diretores, bem como com a dedicação, competência e comprometimento dos novos servidores Docentes e Técnicos Administrativos, que vieram a integrar seu quadro funcional. Atualmente contamos com 105 docentes e 61 servidores Técnicos Administrativos.

Saliente-se o sucesso sob o aspecto didático e inovador a concepção do modelo de estruturação dos Centros da Universidade em Laboratórios, permitindo a vinculação do aluno desde a graduação ao trabalho de pesquisa em laboratórios, convivendo com os pós-graduandos e pesquisas desenvolvidas nos Centros.

Saliente-se a importante função institucional do CCT ao interagir com os demais Centros da Universidade no sentido de disponibilizar os laboratórios de Ciências Matemáticas, Ciências Físicas e Ciências Químicas para atuar nos cursos de graduação de Biólogos, Médicos Veterinários e Engenheiros Agrônomos.

Diretor: Prof. Oscar Alfredo Paz La Torre