Forma de ingresso no curso

Com 558 vagas, disponibilizadas em 15 cursos, a UENF se prepara para o processo seletivo que utilizará o Sistema de Seleção Unificada (SISU) para a seleção dos candidatos com ingresso no ano letivo de 2022. Ao todo são 304 vagas de ampla concorrência e 254 vagas destinadas às ações afirmativas. A seleção dos candidatos será realizada de acordo com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As inscrições se iniciam no dia 15/02 e vão até o dia 18/02 e deverão ser feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Os candidatos devem estar atentos pois a UENF só tem ingresso no primeiro semestre. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22/02.

Os candidatos que não forem classificados nesta primeira chamada podem manifestar seu interesse em participar da lista de espera entre os dias 22/02 e 28/02, na página do SISU na internet.

Todos os prazos e os procedimentos para convocação dos candidatos selecionados através da lista de espera serão divulgados no site da UENF e nas redes sociais da universidade.

A quantidade de vagas de cada curso e a nota de corte para ingresso de cada curso podem ser verificadas no Termo de Adesão da UENF ao processo seletivo do SISU. É fundamental que os candidatos leiam o Termo de Adesão para ter ciência da documentação necessária para a matrícula para todos os candidatos e a documentação específica para os candidatos das Ações Afirmativas.

Termo de Adesão – AQUI

O curso de Agronomia abre anualmente 50 vagas para ingresso no primeiro semestre de cada ano – o início das aulas ocorre normalmente em março. A distribuição das vagas ocorre da seguinte forma:

  • 28 vagas de ampla concorrência.
  • 2 vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: candidato (s) com deficiência, ou filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço, com comprovação de carência socioeconômica
  • 10 vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: candidato (s) negros ou indígenas com comprovação de carência socioeconômica
  • 10 vagas reservadas para ação afirmativa do tipo: candidato (s) que tenham cursado, na rede pública, os últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio e com comprovação de carência socioeconômica

A nota de corte para ingresso é 550 pontos e o peso de cada prova é: Redação – 2,00; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 3,00; Ciências Humanas e suas Tecnologias – 1,00; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 1,00, Matemática e suas Tecnologias – 3,00.