Codificação de Disciplina

 

Os componentes curriculares oferecidos pelos Laboratórios da UENF são identificadas por um código alfanumérico composto por três letras maiúsculas e  seis algarismos.

As letras identificam o Laboratório responsável pela disciplina ou Centro (quando a disciplina envolver mais de um Laboratório de um mesmo Centro).

Os algarismos das dezenas das milhares e das milhares indicam o centro da UENF ao qual pertence o Laboratório da disciplina, sendo: CCT = 01, CBB =  02, CCTA = 03 e CCH = 04. 

O algarismo da centena indica o nível em que a disciplina é ministrada conforme especificado a seguir:

  • Disciplina básica de graduação [1] e [2] (situada nos períodos ímpares e pares da matriz curricular, respectivamente).
  • Disciplina profissionalizante [3] e [4] (situada nos períodos ímpares e pares da matriz curricular, respectivamente).
  • Disciplina optativa e eletiva [5] (independente do período em que está situada na matriz curricular).
    • Disciplina de caráter duplo [6] (graduação e pós-graduação).
    • Disciplina de pós-graduação [7].
  • Disciplina avançada de pós-graduação [8].
  • Os algarismos das dezenas e unidades ordenam a disciplina de um determinado Laboratório ou Centro.

Os 3 algarismos finais inicam a número da ordem do cadastro da disciplina, ou seja, para um determinado nível é possível cadastrar até 999 disciplinas.

No exemplo abaixo temos a codificação de uma disciplina hipotética sendo oferecida pelo LCFIS do CCT  em períodos impares. Disciplinas a serem cadastradas a paritr de 2025/1 poderão ter 3 digitos como numeração de ordem. 

FIS012123
laboratórioCentroNívelnúmero de ordem

 

As disciplinas mistas que caracterizam parceria entre dois centros terão a parceria identificada pelo algarismo da dezena da milhar, sendo que o algarismo da milhar representará o Centro ao qual o Laboratório responsável pela disciplina está vinculado.

Qualquer alteração na carga horária (teórica, prática, extensão ou extra-classe) exige a atribuição de um novo código. Não é permitido reutilizar o mesmo código, mesmo que os conteúdos sejam similares, pois no sistema acadêmico não é possível conceder aproveitamento de um código para ele próprio.

O mesmo código só pode ser mantido em caso de atualização da disciplina, como ajustes na ementa, no conteúdo programático, na metodologia de avaliação ou na metodologia de execução.

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