Atividades Acadêmicas Complementares: AAC

Além das disciplinas, é exigida a comprovação de 204 horas de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) no último período.

AAC tem como objetivo o aproveitamento de atividades, habilidades, conhecimentos e competências desenvolvidas de forma complementar e extracurricular à formação do discente, inclusive atividades de Extensão e habilidades adquiridas fora do ambiente acadêmico. Compreende a participação em atividades teórico-práticas para enriquecimento curricular ou atividades de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes.

A carga horária deve estar distribuída entre várias atividades, que serão contabilizadas conforme a tabela abaixo, onde está estabelecida uma carga horária máxima para cada tipo de atividade a fim de que o aluno diversifique a sua participação. Inclui a participação em eventos de natureza social, cultural artística, científica e tecnológica, tanto no âmbito das Ciências de modo geral, quanto no âmbito de sua preparação ética, estética e humanística.

A ficha para contabilizar as AAC está disponível para download aqui.

FICHA-AACC-FIS04110-2018
.

Somente poderá colar grau o discente que tiver cumprido a totalidade da carga horária de AAC. Sugere-se ao estudante a sua participação nos vários eventos que são promovidos pela UENF ao longo de cada ano letivo. O aluno deve ter em mente que tais atividades auxiliam na sua formação, pois é nesse tipo de evento que ele poderá ter contato direto com outras fontes de informação além daquelas obtidas em sala de aula. A Semana Acadêmica é o mais importante evento realizado pelos alunos da Universidade, e é justamente nessa semana que é realizado o Encontro de Licenciatura em Física (ELF) que busca trazer palestrantes de várias vertentes da Física, tanto do ensino quanto da pesquisa básica. Há durante o ELF a realização de minicursos e oficinas. A organização do ELF deverá estar sob a responsabilidade dos alunos do terceiro ao quinto período do curso. Outra oportunidade para participar de um evento anual é o Encontro de Iniciação Científica onde há a participação de todos os alunos de IC que expõem os trabalhos realizados em suas pesquisas. Por outro lado a Semana de Ciência e Tecnologia tem como finalidade mobilizar a população de modo geral, e os alunos da Universidade particularmente, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T) buscando valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A coordenação de AAC será de responsabilidade do Coordenador de Curso ou de um membro do Colegiado de Curso. Será considerada responsabilidade do aluno entregar para a coordenação uma cópia do certificado de cada atividade realizada, pelo menos com 30 dias de antecedência do fim do período letivo, segundo o Calendário Acadêmico vigente. A coordenação realizará a contagem e validação da carga horária.

O Colegiado do Curso terá autonomia para alterar a contabilização de carga horária ou validar novas atividades ainda não contempladas na tabela, podendo estabelecer os critérios para análise, contabilização e registro de AAC, ou ainda estabelecer a carga horária mínima e máxima para cada atividade já prevista. Compete ao Colegiado do Curso estabelecer procedimentos para o requerimento de aproveitamento de AAC e critérios para deferimento da solicitação.

O discente poderá cursar somente uma disciplina eletiva por período letivo, limitado a uma carga horária máxima de 136 h ao longo de sua matrícula vigente no curso. Parte dessa carga horária pode ser contada como AAC dentro do limite máximo previsto na Tabela.

As atividades complementares sugeridas nas Normas da Graduação envolvem:

a) atividades de iniciação científica ou tecnológica;

b) atividades de iniciação à docência;

c) atividades de monitoria;

d) atividades de extensão;

e) participação, mediante apresentação de certificado, de cursos de idiomas, comunicação e expressão, informática desde que não tenham sido aproveitadas como disciplinas;

f) publicação de artigos científicos em revistas científicas indexadas;

g) publicação de resumos científicos em anais de eventos locais, nacionais ou internacionais;

h) participação em palestras, conferências , semanas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos, feiras na área do curso ou afins, realizados na UENF ou em outras IES;

i) participação em cursos de extensão e atualização, na área de formação;

j) organização de eventos locais ou nacionais;

k) participação na organização de campanhas ou programas de ação social, promovidas por órgãos governamentais e não governamentais;

l) participação em empresa júnior;

m) representação estudantil nos Colegiados da UENF;

n) estágio não-obrigatório quando a carga horária não tiver sido aproveitada como estágio obrigatório;

o) disciplinas eletivas cursadas com aprovação durante a vigência da matrícula do discente, desde que não tenham sido aproveitadas;