Trabalho de Conclusão de Curso: TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contabiliza 102 horas para a integralização do curso e é exigido após o estudante cumprir o mínimo de 80% da carga horária total do curso, o que ocorre geralmente no último período letivo.
O TCC do curso de Licenciatura em Física se enquadra na categoria de Projeto Final, que, conforme estabelecem as Normas de Graduação da UENF, é a elaboração de um projeto como esforço de síntese e integração de conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso, sobre assunto específico, compatível com o nível de graduação.
Consiste em um trabalho escrito, articulando conhecimentos adquiridos ao longo do curso com o processo de investigação e reflexão. O TCC deverá ser desenvolvido individualmente pelo estudante, sob a orientação de um professor pertencente ao quadro docente da UENF, e submetido à avaliação de uma banca examinadora. Tem por objetivo estimular a capacidade criativa do licenciando e contribuir para a sua formação profissional, científica, artística e sociopolítica.
O tema a ser desenvolvido deverá ser vinculado às atividades de formação do físico-educador, relacionando os conhecimentos específicos da Física às componentes pedagógicas (disciplinas, práticas como componentes curriculares e estágios supervisionados). Os objetos de estudo podem contemplar aspectos diversos, tais como: metodologias de ensino e aprendizagem, estudos curriculares, abordagens históricas, aspectos cognitivos da aprendizagem, processos avaliativos, desenvolvimento de materiais didáticos, divulgação de ciências, etc.
Recomenda-se que o TCC tenha em torno de 50 páginas de texto, redação clara, concisa e na forma padrão ABNT, devendo expressar o domínio do assunto abordado, capacidade de reflexão e rigor técnico-científico. Espera-se que o TCC traga uma visão crítica do ensino praticado na escola brasileira e que os assuntos abordados estejam voltados às necessidades ou possibilidades de melhorias da Escola de Ensino Básico. A fraude na elaboração do trabalho, na forma de plágio, ou outra, será considerada “falta grave”, estando os envolvidos sujeitos às penalidades previstas nas Normas da Universidade.
O TCC corresponde a um requisito ou exigência para a obtenção do título de Licenciado em Física. Sendo assim, a inclusão será registrada pela Coordenação do Curso, mediante os seguintes procedimentos e condições:
1. Condições e Procedimentos para inclusão do TCC.
O aluno poderá solicitar a inclusão de TCC após obter aprovação em 80% da carga horária total obrigatória da Matriz Curricular do curso, além de ter sido aprovado em todas as disciplinas dos seis (6) períodos iniciais do curso.
No prazo para renovação de matrícula, segundo o Calendário Acadêmico, o aluno deve encaminhar à Coordenação o Termo de Compromisso de Orientação assinado pelo aluno e por um docente do quadro permanente da UENF. O termo registra o início do compromisso entre aluno e orientador, para a execução de um Projeto de TCC. O Projeto deve ser entregue à Coordenação no prazo máximo de 15 dias após o início do período letivo, na forma de um texto de aproximadamente 10 páginas, assinado pelo estudante e pelo docente Orientador, para que o tema e o compromisso de orientação sejam homologados pelo Colegiado de Curso. Caso não seja cumprido esse prazo, a inscrição em TCC não será homologada e não será autorizada a defesa.
2. Procedimentos para a defesa do TCC.
A defesa deve ocorrer dentro do período letivo segundo o Calendário Acadêmico. Defesas fora de períodos letivos poderão ser excepcionalmente autorizadas pelo Colegiado do curso, mediante solicitação prévia, formal e bem justificada. A defesa do TCC perante a banca examinadora ocorre em sessão pública, com data e hora marcadas pelo Orientador, com a concordância do Colegiado do Curso.
O formulário de encaminhamento do TCC com a indicação dos membros da banca e o texto do TCC (em arquivo eletrônico) devem ser entregues à Coordenação pelo menos 15 dias antes da defesa, para a devida homologação pelo Colegiado de Curso.
A banca examinadora deve ser composta por no mínimo 3 (três) membros, todos pertencentes ao quadro permanente de docentes da UENF:
– o Professor Orientador e/ou Co-orientador do aluno, que presidirá os trabalhos;
– 2 (dois) membros indicados, de comum acordo, pelo estudante e seu Orientador.
Em caráter excepcional, um dos avaliadores poderá ser um doutorando, pós-doutorando ou profissional de nível superior de outra IES que tenha formação e/ou experiência profissional em área compatível com o tema. Para a homologação da composição da banca pelo Colegiado do Curso será dada preferência para que o presidente seja doutor. Quando o Orientador ou co-orientador estiver impossibilitado de estar presente na banca examinadora, o coordenador do curso de Física poderá representá-lo, desde que seja requerido por escrito e antecipadamente pelo orientador do aluno.
Após homologação da banca, o estudante deverá entregar o texto do TCC aos avaliadores, pelo menos 10 dias antes da defesa.
A defesa consistirá de uma apresentação oral com duração de 30 a 40 minutos, seguida de arguição. A aprovação ou reprovação será registrada pela banca examinadora em Ata de Defesa datada e assina por todos os membros ao final da arguição. Em seguida, a Ata de Defesa deverá ser entregue pelo Orientador à Coordenação do Curso.
3. Procedimentos para entrega da versão final.
Após obter aprovação do TCC, o estudante deverá ainda realizar as modificações apontadas pela banca examinadora. No prazo máximo de 30 dias após a defesa e antes da Colação de Grau, o estudante deve entregar a versão final à Coordenação do Curso em formato digital (CD) e um exemplar impresso assinado pelos membros da banca.
Em seguida, a Coordenação encaminhará a Ata da Defesa à Secretaria Acadêmica – SECACAD, registrando a entrega da versão final. De acordo com as Normas da UENF, o discente deverá entregar a versão final do TCC, pelo menos trinta dias antes de solicitar a Colação de Grau. O certificado de conclusão do estudante só será emitido e liberado após a entrega da versão definitiva do trabalho de conclusão de curso.
A Coordenação do Curso fica encarregada de encaminhar o TCC para a catalogação na Biblioteca do CCT.
Serão consideradas atribuições do Colegiado do Curso ou Coordenação de TCC:
-
propiciar um processo de reflexão sobre os temas, a estrutura e as normas técnicas adequadas para a redação de um Trabalho de Conclusão de Curso;
-
estabelecer contatos onde serão apresentados os possíveis temas, e os possíveis orientadores;
-
manter contato com os orientadores visando o acompanhamento dos projetos em curso;
-
receber e cadastrar as solicitações de inclusão de TCC e os trabalhos elaborados pelos alunos em conjunto com seus orientadores, concretizando o contato entre aluno e o docente Orientador;
-
homologar a banca de defesa do TCC;
-
fazer cumprir os prazos estabelecidos nesse Projeto Pedagógico.
Serão consideradas atribuições do Professor Orientador:
-
acompanhar o aluno no desenvolvimento de seu projeto;
-
indicar membros para as bancas e programar, juntamente com todos os envolvidos, data e horário para as apresentações de defesa pública do TCC;
-
divulgar as avaliações obtidas pelos alunos, quando da defesa pública dos trabalhos, e encaminhar a documentação comprobatória das mesmas à Coordenação do curso de Licenciatura em Física para registro da conclusão desta componente curricular.
Serão consideradas atribuições do aluno:
-
elaborar em conjunto com o orientador um projeto de trabalho, e encaminhá-lo ao Colegiado do curso de Licenciatura em Física nos prazos necessários para a inclusão em TCC;
-
manter contato contínuo com o professor Orientador, segundo uma dinâmica estruturada coletivamente por ambos, visando o bom desenvolvimento das atividades.
-
elaborar o texto e entregar ao seu Orientador para revisão e outros encaminhamentos;
-
solicitar à Coordenação do Curso ou à Secretaria o preenchimento dos formulários necessários para a homologação da banca e agendamento da defesa do TCC.
-
Após a defesa, fazer as correções pertinentes indicadas pela banca examinadora e entregar para a Coordenação a versão final do TCC impressa e assinada (1 via, encadernada adequadamente para ser enviada à Biblioteca) e no formato digital (1 via, contendo arquivo pdf gravado em CD).