Dissertações de Mestrado 2009 – MARIA FERNANDA SOARES PETRUCI TERRA
Resumo
Danos estruturais são considerados perdas de rigidez localizadas que comprometem o desempenho de uma estrutura. Em muitos casos, o uso de dados vibracionais na avaliação dos danos estruturais tem fornecido bons resultados.
Colaborando com esta tendência, neste trabalho foram implementados algoritmos que permitem detectar a existência de danos em estruturas a partir das características modais.
Dentre a metodologia empregada foram escolhidos os métodos seguintes: MAC / COMAC, Método da Variação de Flexibilidade e Método da Variação da Curvatura de Flexibilidade. Os três métodos são implementados em linguagem computacional MatLab e o dano é modelado através da redução do módulo de elasticidade do material da estrutura.
A identificação, a localização e a quantificação do dano são pesquisadas para modelos computacionais de vigas metálicas, a partir da análise da influência dos parâmetros de severidade, posicionamento, número de modos, quantidade de danos e introdução de ruído. Aplicando-se os métodos implementados aos parâmetros modais obtidos dos modelos computacionais que simulam o comportamento dinâmico das vigas com ou sem a presença de danos, busca-se avaliar o método mais apropriado para a detecção de danos em vigas.